Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Endividamento cresce na cidade de São Paulo em julho

Porcentual de famílias paulistanas com algum tipo de dívida sobe para 50,1% do total esse mês, ante 49,6% em junho; número de inadimplentes é o menor desde 2012

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 05 de agosto de 2014 - A quantidade de famílias endividadas na cidade de São Paulo cresceu 1% em julho, em relação ao mês anterior, atingindo 1.795.807 residências. Com isso, a proporção sobre o total subiu de 49,6% para 50,1%. Os resultados fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Já na comparação com o resultado de julho do ano passado - 57% das famílias paulistanas com algum tipo de dívida -, houve redução de 6,9 pontos porcentuais. 

Para a assessoria econômica da Entidade, mesmo que pequena, a alta mensal preocupa em razão da deterioração dos indicadores econômicos, com o aumento dos juros ao consumidor, elevado nível de inflação e menor crescimento da renda das famílias. Neste momento, as novas dívidas estão mais caras e as condições de pagamento menores. Sobre a baixa no comparativo anual, ainda de acordo com os economistas da Federação, o motivo principal pode ser o da cautela dos tomadores de crédito na medida em que o cenário de incertezas vem se arrastando desde o fim do ano passado. 

Quatro em cada dez famílias endividadas têm sua renda comprometida com dívidas para mais de um ano. O restante se divide em partes relativamente iguais entre comprometimento da renda por períodos de um semestre a um ano, de três a seis meses e de até três meses. 

O porcentual de famílias com contas atrasadas sobre o total variou ligeiramente de 13,6% para 13,5% entre junho e julho. Há um ano a proporção era de 18,7%. Apesar de aumentar, em um mês, de 4,4% para 4,9% dos entrevistados, a quantidade de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas nos próximos 30 dias se mantém em nível relativamente baixo. Em julho de 2013, por exemplo, equivaliam a 5,4% do total. 

A maior parte das famílias com dívidas (49%) tem entre 11% e metade da renda mensal comprometida. A seguir, com comprometimento do orçamento doméstico de até 10%, ficam 28,2% das famílias. Em situação mais grave, com parcelas de financiamento que somam mais da metade da renda, estão 20,1% do total. 

As faturas de cartão de crédito - principal meio para contratação de dívidas no País - de 69,2% das famílias paulistanas endividadas recebem lançamentos de parcelas de compras em julho. Muito atrás, no ranking de tipo de dívida, aparecem os financiamentos de veículos (19,7%), os carnês (15,4%), as linhas de crédito pessoal (12,9%) e os financiamentos imobiliários (12,2%). O cheque especial (7,1%) e o crédito consignado (4,5%) completam a lista dos mais relevantes. 


Nota metodológica

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. A partir de 2010, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) comprou a pesquisa da FecomercioSP, que passou a analisar os dados nacionalmente. A Federação continua divulgando os dados de São Paulo, alinhados com a data de divulgação da PEIC nacional pela CNC. Na capital são entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores.  

O objetivo da PEIC é diagnosticar o nível de endividamento e de inadimplência do consumidor. A partir das informações coletadas, são apurados importantes indicadores: nível de endividamento, porcentual de inadimplentes, intenção de pagamento de dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda. Tais indicadores são observados considerando duas faixas de renda. 

A pesquisa permite o acompanhamento do nível de comprometimento do comprador com as dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.


 

Fechar (X)