Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

FecomercioSP Orienta: as obrigações que pesam na escolha do regime tributário

Apesar de muito popular, Simples Nacional pode não ser a melhor opção, considerando o custo para a empresa a depender da atividade

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP Orienta: as obrigações que pesam na escolha do regime tributário
Programa mensal reúne especialistas da assessoria técnica da FecomercioSP para discutir legislação trabalhista (Arte: TUTU)

O Simples Nacional é a melhor escolha para a sua empresa? A grande maioria dos negócios opta por esse regime tributário por ser unificado e gerar crédito, mas nem sempre é o mais vantajoso. Na verdade, a modalidade pode representar um custo alto para o negócio quando se põe tudo na ponta do lápis. Antes de optar, você está analisando a operação? Há muitos funcionários na companhia? E o peso da folha salarial? E a atividade efetiva? 

“Dependendo das situações, temos alíquotas de até 33% [dentro do Simples], o que é bem alta. Dizer que esta é a melhor opção não é verdade, pois é essencial calcular e analisar caso a caso. O Simples tende a ser muito vantajoso nas situações em que a contribuição previdenciária patronal está incluída nele”, destaca Sarina Manata, assessora jurídica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). 

A escolha do regime tributário também precisa considerar a gama de obrigações acessórias que acompanha cada uma dessas modalidades — assim como as penalidades pelo não envio dos compromissos. “A falta de recolhimento correto de um imposto, além de gerar a cobrança de multas, pode, eventualmente, render o agravamento de crime tributário. Chega uma hora em que o empresário está em uma situação complicada, que errou por não ter compreendido corretamente como cumprir uma determinada obrigação no passado”, reforça Alberto Borges, assessor jurídico da Federação. 

Este é o enfoque do novo episódio do FecomercioSP Orienta, um programa mensal de debates que reúne especialistas da assessoria técnica da FecomercioSP para discutir legislação, convenção coletiva e normas trabalhistas, além dos principais indicadores econômicos. O mesacast é uma realização da Entidade.  

Confira o episódio e entenda ainda:  

- o que considerar na escolha do regime tributário ideal; 

- as principais obrigações acessórias do Simples e de outros regimes;  

- multas pelo não envio das obrigações; 

- como evitar penalidades; 

- cuidados com a NF-e e a descrição das atividades; 

- a atuação do Fisco ao identificar irregularidades; 

- conformidade do MEI.


Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)