Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Marco legal para pequenos geradores de energia beneficia as empresas que pretendem reduzir valor da conta de energia

FecomercioSP apoia a Lei 14.300/2022, que institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída no Brasil

Ajustar texto A+A-

Marco legal para pequenos geradores de energia beneficia as empresas que pretendem reduzir valor da conta de energia

Os mini e microgeradores podem abastecer residências, comércios e indústrias
(Arte: TUTU)

As empresas geradoras de energia por meio de fontes renováveis, como painéis solares fotovoltaicos ou pequenas turbinas eólicas, tem, a partir deste ano, mais segurança jurídica graças à criação do Marco Regulatório da Minigeração e Microgeração Distribuída no Brasil. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apoia a medida.

A Lei 14.300, de 6 de janeiro de 2022 (originária do PL 5.829/2019), permite a pessoas físicas e jurídicas a participação em sistemas de minigeração ou microgeração distribuída – há diferença entre os dois modelos conforme a faixa de potência do gerador. Veja no infográfico.

info__miniemicrogeradordeenergia

Desde 2012, por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, o consumidor pode gerar a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade.

Leia mais sobre consumo de energia elétrica
Saiba como as pequenas empresas podem reduzir os gastos com energia elétrica
FecomercioSP apoia alteração na data de apuração para as empresas que buscam redução voluntária do consumo de energia elétrica
Brasil precisa caminhar em direção a fontes renováveis para evitar repetição das crises hídrica e energética

Da mesma forma, foi mantida a diferenciação entre mini e microgeradores, além de estipular que a unidade possa injetar, na rede de distribuição, a energia elétrica gerada não consumida e ficar com um crédito a ser utilizado quando o consumo for superior à geração. O crédito tem validade de 60 meses e pode ser utilizado para reduzir o valor na conta de energia.

Além disso, os mini e microgeradores podem abastecer residências, comércios e indústrias, com possibilidade de redução nas contas mensais superior a 90%.

Apesar de ter entrado em vigor na data de publicação no Diário Oficial da União (DOU), a legislação prevê, até 2045, a manutenção do atual regime de compensação de energia aos projetos existentes e para os projetos solicitados em até 12 meses contados da publicação da lei. Após esse período, ocorrerá a transição para o pagamento gradual do sistema de distribuição.

Sistema de Compensação de Energia Elétrica e Programa de Energia Renovável Social

A Lei 14.300/2022 ainda institui o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE), trazendo segurança jurídica ao sistema já existente regido por uma resolução da agência reguladora, a Aneel, e o Programa de Energia Renovável Social (Pers).

O SCEE é o sistema no qual a energia ativa é injetada por unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída na rede da distribuidora local, cedida a título de empréstimo gratuito e posteriormente compensada com o consumo de energia elétrica ativa ou contabilizada como crédito de energia de unidades consumidoras participantes do sistema. Não poderão aderir ao SCEE consumidores livres que tenham exercido a opção de compra de energia elétrica.

O Pers é destinado a financiar a instalação de geração fotovoltaica e outras fontes renováveis para consumidores de baixa renda. Os recursos devem ter origem no Programa de Eficiência Energética (PEE).

Benefícios para o País

A geração distribuída (mini ou micro) reduzem a emissão de gases de efeito estufa, por diminuir o uso de termelétricas no Sistema Interligado Nacional (SIN), assim como as perdas no sistema de distribuição e transmissão e nos investimentos no SIN para geração de energia.

A medida ainda beneficia o meio ambiente de forma ampla, uma vez que, ao evitar a construção de novas usinas termelétricas, a emissão de poluentes e os danos ambientais, contribui para medidas de preservação do meio ambiente. Isso, porque os combustíveis usados nas usinas termelétricas emergenciais geralmente são fósseis, e impactam negativamente as ações de combate às mudanças climáticas.

*Todas as informações e orientações foram apresentadas por especialistas em reuniões do Comitê Energia, presidido pelo Prof. Dr. José Goldemberg. Ficou interessando? Conheça e faça parte!

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)