Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Markup permite atuação com mais de uma margem de preço por produto

Índice é composto por despesas fixas e variáveis e a margem de lucro estimada

Ajustar texto A+A-

Markup permite atuação com mais de uma margem de preço por produto

Precificação de produtos deve ser feita com critérios para o melhor desempenho nos negócios
(Arte TUTU)

Passado o primeiro passo para a formação de preços no comércio, que é a pesquisa sobre os valores praticados pelos concorrentes diretos, é primordial que os empresários façam a revisão de sua política de precificação de mercadorias, de modo a cobrir custos, encargos e ainda gerar o lucro esperado. E, nessa fase, uma ferramentas indicada é a técnica markup, que permite que se trabalhe com mais de uma margem por produto.

Trata-se de um índice composto por despesas fixas, despesas variáveis e margem de lucro estimada.

A fórmula para o cálculo é 100/[100-(DV+DF+MLP)], na qual 100 representa o preço unitário de venda em porcentual. “DV” são as despesas variáveis, que estão diretamente relacionadas às vendas, como os impostos e as comissões. “DF” são as fixas, ou seja, que a empresa tem que pagar independentemente de o produto ter saída ou não (como o aluguel do imóvel, por exemplo). “MLP” é a margem de lucro pretendida pela empresa.

A multiplicação desses índices pelo preço de custo unitário do produto resulta no valor de venda da mercadoria.

Para calcular o markup do produto, o empresário deve se basear nos históricos de despesas e de lucro da empresa. Caso não seja possível, o ideal é identificar o índice praticado no mercado em que o produto será lançado.

Fechar (X)