Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

“Microcrédito é prioritário, pois dá suporte à agricultura familiar”, diz o economista Marcos Holanda

Presidente do Banco do Nordeste (BNB) fala sobre a importância de apoiar o pequeno produtor

Ajustar texto A+A-

“Microcrédito é prioritário, pois dá suporte à agricultura familiar”, diz o economista Marcos Holanda

"A missão do Banco do Nordeste (BNB) é chegar às famílias e empresas que precisam", diz Marcos Holanda.
(YouTube/FecomercioSP)

Um setor privado forte depende também de um setor público eficiente e competitivo. Essa é a opinião de Marcos Holanda, presidente do Banco do Nordeste (BNB), a maior instituição financeira de desenvolvimento regional da América Latina. Em suas mãos, um desafio: desenvolver o Nordeste, que para ele, é uma das regiões brasileiras com maior potencial econômico.

Apesar de sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) ainda ser pequena - média de 13% ao ano, em quase cinco décadas - o economista elogia o local. “Ainda existe muita pobreza, mas também grandes polos.”

Durante entrevista à plataforma UM BRASIL, Holanda falou sobre o papel principal do BNB, que é apoiar o micro e pequeno produtor e empreendedor por meio de crédito e projetos competitivos, mesmo que de menor porte.  “Somos um banco de desenvolvimento e atendemos clientes pelos quais o mercado, normalmente, não tem interesse por serem de maior risco. Nossa missão é chegar às famílias e empresas que precisam.”

Com quase dois milhões de clientes, o banco aplica R$ 9 bilhões no microcrédito. Diariamente, realiza 16 mil operações bancárias desse tipo.  “Ofertar créditos aos mais pobres é uma atividade de alto risco, porém hoje, temos maior segurança.

Holanda explica que um dos segredos do microcrédito do Banco do Nordeste está associado ao crédito solidário, modelo implementado em países como a Índia, e que visa à redução da inadimplência. “Forma-se um grupo, com um líder, que solicita o dinheiro para membros individuais. A garantia do crédito é dada pela própria comunidade. Quando os integrantes utilizam o microcrédito, o banco deixa de fazer cobranças individuais, mas sim em grupo. Os componentes, por solidariedade, deverão honrar o compromisso com o banco em conjunto.”

Mesmo em tempos de turbulências econômicas, Holanda garante que a inadimplência não chegou ao microcrédito. O economista entende que o banco deve ser um “colchão de liquidez”, principalmente para projetos com maior impacto. “O microcrédito é uma atividade prioritária, pois dá suporte à agricultura familiar, além de estar presente nos grandes empreendimentos industriais e comerciais, em que a dinâmica econômica e a geração de renda são muito importantes.”

Veja abaixo a entrevista na íntegra.

Sobre a série “Inovando o Setor Público Brasileiro”

A entrevista, conduzida pela jornalista Maria Cristina Poli, foi gravada durante o Lemann Dialogue, conferência que reúne alunos bolsistas da Fundação Lemann das Universidades de Columbia, Harvard, Illinois e Stanford. O tema desta quinta edição foi “Inovando o Setor Público Brasileiro”.

 O conteúdo integra a plataforma UM BRASIL, idealizada pela FecomercioSP, que nesta série conta com a parceria do Columbia Global Centers no Rio de Janeiro e do Lemann Center for Brazilian Studies da Universidade de Columbia.

As gravações aconteceram em Nova York entre os dias 16 e 20 de novembro de 2015. 

Clique aqui e veja a entrevista com o economista Rodrigo Soares.

Clique aqui e veja a entrevista com o diretor da SPTrans, Ciro Biderman.

Clique aqui e veja a entrevista com a diretora de educação do Banco Mundial, Claudia Costin.

Clique aqui e veja a entrevista com o diretor do Lemann Institute for Brazilian Studies da Universidade de Illinois, Jerry Dávila.

Clique aqui e veja a entrevista Mary Paula Arends-Kuenning, professora associada da Universidade de Illinois.

Clique aqui e veja a entrevista com  Rohit T. “Rit” Aggarwala, professor da Universidade Columbia.

Clique aqui e veja a entrevista com Alexis Wichowski, gestora de pesquisas no Instituto Harmony e professora na School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade de Columbia.

Clique aqui e veja a entrevista com com William Eimicke, professor da Universidade de Columbia.

Clique aqui e veja a entrevista com o professor da Universidade de Stanford, Martin Carnoy.

Clique aqui e veja a programação das próximas entrevistas.

Fechar (X)