Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Número de paulistanos endividados é o menor desde fevereiro de 2012

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 29 de dezembro de 2014 - O número de famílias endividadas na capital paulista recuou em dezembro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O porcentual de famílias com dívidas caiu de 43,8%, em novembro, para 43,1%, neste mês. É o nível mais baixo desde fevereiro de 2012, mês em que o índice alcançou 42,4%. Também houve queda em relação a dezembro de 2013, quando o indicador chegou a 53,8%.

Para a FecomercioSP, a queda do indicador está relacionada ao cenário de baixo crescimento, menor incremento da renda do consumidor, inflação e juros em trajetória de alta. De acordo com a Entidade, esses fatores têm deixado o paulistano mais cauteloso na tomada de novos financiamentos, o que reduz o nível de endividamento das famílias.

O endividamento é maior entre as famílias de baixa renda, que sentem mais intensamente os efeitos da inflação. Por renda, o porcentual de endividamento alcançou 45,4% nas famílias que ganham até dez salários mínimos em relação aos 47% em novembro, o que representa recuo de 1,6 ponto porcentual. Entre as famílias que possuem renda acima de dez salários mínimos, o índice de endividamento chegou a 36,4% – avanço de 1,9 ponto porcentual em relação aos 34,5% do mês anterior.

Na comparação mensal, a proporção de famílias inadimplentes subiu de 10,5%, em novembro, para 10,9%, em dezembro. No entanto, o total de famílias com dívidas ou contas em atraso ficou menor do que no mesmo período do ano passado, quando era de 16,8%.

Já o porcentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso registrou leve alta, alcançando 3,7% em dezembro ante 3,5% em novembro. O patamar, no entanto, é menor do que o de dezembro de 2013, quando foi de 5,4%.

De acordo com a pesquisa, o principal tipo de dívida ainda é o cartão de crédito, utilizado por 68,6% das famílias entrevistadas. Em seguida estão financiamento de carro (22,6%), carnês (18,9%), financiamento de casa (14,1%), crédito pessoal (13,3%) e cheque especial (7,1%).


Nota metodológica

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. A partir de 2010, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) comprou a pesquisa da FecomercioSP, que passou a analisar os dados nacionalmente. A Federação continua divulgando os dados de São Paulo, alinhados com a data de divulgação da PEIC nacional pela CNC. Na capital, são entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores.

O objetivo da PEIC é diagnosticar o nível de endividamento e de inadimplência do consumidor. A partir das informações coletadas, são apurados importantes indicadores: nível de endividamento; porcentual de inadimplentes; intenção de pagamento de dívidas em atraso; e nível de comprometimento da renda. Tais indicadores são observados considerando duas faixas de renda.

A pesquisa permite o acompanhamento do nível de comprometimento do comprador com as dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.

Fechar (X)