Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Pessimismo do empresário do comércio faz índice de expansão continuar em baixa

Segundo pesquisa da FecomercioSP, índice de expansão do comércio paulistano atingiu 65,5 pontos em maio

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 2 de junho de 2016 - O Índice de Expansão do Comércio (IEC) continuou sinalizando pouca disposição dos empresários para expandir os negócios e, em maio, atingiu 65,5 pontos, elevação tímida de 0,2% na comparação com abril, quando o indicador atingiu o menor patamar da série histórica iniciada em 2011. Em relação a maio de 2015, a redução foi de 18,4%. Com isso, o indicador mantém-se há 16 meses abaixo dos 100 pontos, o que sinaliza pouca disposição para investir ou contratar por parte dos empresários.

A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

tabela_iec_maio_2016

Segundo a Entidade, a deterioração da economia e o agravamento da crise política mostram que o momento está ruim para investir e impróprio para contratar. Isso explica o comportamento de demissões do varejo paulista, que já eliminou quase 72 mil postos de trabalho formal nos últimos 12 meses.

O Nível de Investimento das Empresas (um dos indicadores que compõe a pesquisa e sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações ou equipamentos) teve leve elevação de 0,1% em relação a abril, ao passar de 56 para 56,1 pontos. Na comparação anual, foi registrada queda de 17,3%.

O subíndice Expectativas para Contratação de Funcionários (o outro componente do IEC) também registrou leve alta, de 0,3%, na comparação com abril e atingiu 74,9 pontos, ante 74,7 no mês anterior. Porém, em relação a maio de 2015, o valor é 19,2% inferior e, apesar da alta mensal, o indicador segue próximo à mínima histórica.

A pesquisa mostra ainda que 70,8% dos donos de empresas entrevistados ainda pretendem reduzir o quadro de funcionários. A taxa de desemprego já se aproxima dos 11%, e quase 3 milhões de postos de trabalho formal deverão ser fechados em 2016 em todo o Brasil, segundo projeção da FecomercioSP.

No entendimento da Federação, a tendência para os próximos meses é de continuidade das demissões. A mudança no governo e o anúncio de medidas para enfrentar os desequilíbrios econômicos, porém, podem ter efeito positivo na confiança dos agentes e estimular a retomada gradual dos investimentos.

A Entidade acredita que, aos poucos, a percepção otimista dos empresários deverá ser recuperada com o final do impasse em Brasília. Novas perspectivas vão se abrir se as novas diretrizes da economia tiverem respaldo político para sua implementação. De qualquer maneira, ainda segundo a FecomercioSP, não há como uma eventual recuperação modesta reverter, a curto prazo, todo o quadro de deterioração econômica em curso.

O Índice de Expansão do Comércio da região metropolitana de São Paulo é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.

Fechar (X)