Legislação
21/07/2017Pleito do Codecon altera a aplicação de multa sobre o ICMS
Penalidade fica restrita a 100% do valor do imposto ou da operação
Penalidades previstas no ICMS foram alteradas
(Tutu)
A Lei Estadual nº 16.497/2017, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, altera a legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em relação às penalidades aplicadas às infrações previstas no tributo. No caso, a multa ficou limitada a 100% do valor do imposto ou da operação.
Veja também
FecomercioSP pede veto a medidas que podem causar insegurança jurídica ao contribuinte, na aplicação da lei que renegocia as dívidas do ICMS
Projeto de lei altera valor de alçada e quórum do Tribunal de Impostos e Taxas
A alteração foi resultado do pleito do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte (Codecon), que realizou estudo sobre as penalidades tributárias constantes no ordenamento jurídico do ICMS. O material foi encaminhado à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz/SP) e ao governador, Geraldo Alckmin, justificando o pedido de redução das multas constantes no regulamento do ICMS, que ultrapassavam 100% do valor do imposto ou da operação.
O estudo teve como base as jurisprudências majoritárias e a recente dos tribunais superiores sobre a aplicação do princípio constitucional do não confisco.
O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão da 1ª Turma do Tribunal, determinou que a multa aplicada ao contribuinte não pode ser superior a 100%, tampouco ultrapassar o valor do tributo.
A decisão estabelece um parâmetro para a vedação ao confisco, princípio constitucional até então não conceituado, limitando que a multa aplicada por infração à legislação tributária não possa ser superior a 100%.
Diante dessa jurisprudência majoritária, o Codecon solicitou ao secretário da Fazenda e ao governador de São Paulo a alteração da Lei do ICMS para retirar do ordenamento as penalidades que alcançavam a soma de 150%, 200% e 300% do valor do imposto ou da operação.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/pleito-do-codecon-altera-a-aplicacao-de-multa-sobre-o-icms
Notícias relacionadas
-
Legislação
130 produtos saem da Substituição Tributária: o que muda?
Boletim “Tome Nota” de novembro traz análise completa sobre os impactos práticos da medida
-
Legislação
Entidades defendem reduzir base de cálculo do ICMS para veículos usados
EditorialPurgatório tributário pode nos levar ao céu ou ao inferno
LegislaçãoFisco alerta para mudanças que podem afetar emissão de notas e créditos tributários