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Negócios

Problemas podem ser oportunidades de negócio

Empreendedores relatam sucesso ao criar solução ao se depararem com desafios para gerenciar notas fiscais de fornecedores

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Problemas podem ser oportunidades de negócio

Empreendedores podem abrir empresa do zero, pesquisando sobre o assunto, ou atender a dificuldade que já tiveram 
(Arte/TUTU)

Por Jamille Niero 

Um problema sofrido por empresas de determinado setor pode representar oportunidade de negócio para quem vislumbrar uma solução. Foi o que aconteceu com a Arquivei, fornecedora de uma plataforma de armazenamento, organização e consulta de informações de notas fiscais, criada para suprir dificuldades na gestão mais eficiente de dados fiscais.  

A ideia surgiu da necessidade de um dos fundadores, que ao procurar uma ferramenta para arquivar notas fiscais da companhia na qual trabalhava, não encontrou nenhuma solução prática e inteligente para o gerenciamento. Com investimento inicial de R$ 100 mil e ajuda de equipe técnica externa, além de outros dois sócios, a Arquivei nasceu no fim de 2014.

“Nosso sócio que passou pelo problema chegou a dar sugestão para os serviços existentes, mas a maioria respondeu que não queria mudar, o que estimulou a criação da nossa própria solução”, explica Vitor Araujo, um dos fundadores e atual diretor de marketing. Ele conta que receberam muitos “nãos” durante um tempo, quando bateram na porta de algumas empresas oferecendo versão “beta” da solução, de graça, para teste.

Essa etapa durou cerca de seis meses e reuniu 100 companhias que toparam. Em seguida, a Arquivei foi anunciada em buscadores como o Google oferecendo a ferramenta por R$ 19,90, o que deixou os clientes em potencial desconfiados. “O preço baixo gerava a suspeita de idoneidade, mas passamos a visitar pessoalmente as empresas e, três meses depois, conseguimos despertar o interesse da rede Mcdonalds Brasil, que alavancou o uso”, conta Araujo. Com isso, a empresa passou a atender outros clientes, de diversos setores e tamanhos.

Hoje, a Arquivei conta com o feedback dos clientes para melhorar a ferramenta continuamente. “Nossa proposta é transformar a informação fiscal em vantagem competitiva, usando os dados constantes nas notas fiscais dos fornecedores delas para ajudar na estratégia do negócio”, frisa.

A ferramenta já reúne 38 mil números diferentes de CNPJ (incluindo redes e também escritórios de contabilidade). A equipe de funcionários passou de 12, na abertura do negócio, para 50. A expectativa é multiplicar o faturamento atual (que o sócio não revela) em cerca de 10 vezes até o final do ano.

Segundo o professor e diretor nacional da Clinton Education, especializada em ensino empreendedor, Thiago de Carvalho, o empresário pode optar por abrir uma empresa do zero, pesquisando sobre o assunto, ou atender a dificuldade que já teve – como a Arquivei. “Se já passou pelo problema, fica mais fácil identificar os próximos passos para seguir. Se já experimentou a situação, a tendência é que consiga solucionar esse problema de maneira mais real e honesta”, observa.

Mas nem sempre o empreendedor tem a qualificação adequada para desenvolver a solução como um todo. No caso da Arquivei, os sócios decidiram contratar equipe externa para desenvolver a parte técnica. Para Carvalho, é um sinal de maturidade quem consegue visualizar que não tem a qualificação adequada para certas etapas e, apesar de ter uma boa ideia, precisa de ajuda. Dessa forma, fica mais fácil progredir com a empreitada, pois dependendo do caso, se a pessoa não sabe o que é possível fazer, não consegue prever quais dificuldades terá pela frente para completar o negócio.

Outro passo adotado pela Arquivei, a fase de testes, é importante porque permite que o produto, serviço ou ferramenta possa ser melhorado e que possíveis erros sejam consertados. Permite também que o empreendedor verifique se há, de fato, espaço no mercado e demanda para a solução. “Quanto mais próximo da realidade for o ‘protótipo’, mais fácil será para prospectar como funcionará”, aponta o professor.

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