Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Promoções e liquidações possuem objetivos diferentes

Empresários devem identificar como e quando utilizar cada uma

Ajustar texto A+A-

Promoções e liquidações possuem objetivos diferentes

É indicado formular um calendário e considerar datas comemorativas, bem como outros fatores que representem oportunidade de vendas (Arte TUTU)

As promoções são feitas para chamar a atenção do consumidor como uma ação de marketing. As liquidações, por sua vez, têm o objetivo de esvaziar os estoques. Ambas precisam ser diferenciadas pelo empreendedor para que sejam adotadas no momento oportuno e resultem em lucros. Isso requer um planejamento estratégico.

Para programar cada uma, é indicado formular um calendário. Devem ser consideradas datas comemorativas, bem como outros fatores que representem oportunidade de vendas, o que vai variar de acordo com o segmento do negócio.

Promoção

Segundo o professor do curso de administração da ESPM, Alan Jesovzek Kuhar, antes de realizar uma ação promocional, a orientação é que o empresário avalie se estará reduzindo o valor do produto.

Nesse contexto, Kuhar não se refere ao preço, que é a quantia em dinheiro utilizada para colocar o produto no mercado. “Valor está relacionado à percepção que o consumidor tem em relação ao produto ou serviço que é oferecido”, esclarece.

O professor explica que se as promoções são feitas em momentos inadequados, com os produtos errados ou com muita frequência, as mercadorias podem ser desvalorizadas pelo cliente.

“O consumidor pode deixar de comprar no varejo normal, para fazê-lo quando o preço estiver menor. Assim, ele será educado a comprar só na promoção”, afirma Kuhar, que frisa a importância para os estabelecimentos de não parecer uma “loja de promoção” aos olhos da clientela.

Além dos cuidados prévios, há ainda os que devem ser tomados depois das ações promocionais. Nesse momento, cabem as avaliações detalhadas, que servirão para identificar pontos assertivos e também os erros. Com essas informações, o empreendedor poderá direcionar corretamente as campanhas seguintes.

Liquidação

Trata-se de um evento que ocorre pontualmente e dentro de um calendário planejado para esvaziar o estoque. Por isso, as liquidações são menos frequentes que as promoções.

No mercado de vestuário, por exemplo, há duas oportunidades para serem realizadas: quando entra a coleção de verão e quando chega a de inverno. “Não é indicado ficar com casacos pesados de inverno durante o verão. O melhor é fazer a liquidação”, diz Kuhar, ilustrando uma situação em um comércio.

Ele considera a estratégia bem-vinda para movimentar o caixa da empresa. Seu resultado final na contabilidade, porém, pode depender muito de como foram as vendas dos produtos dentro da sua sazonalidade.

“As liquidações poderão ser feitas com tranquilidade se o empresário alcançou boas vendas durante a estação à qual pertence a coleção. Isso porque já houve a reposição e o lucro no caixa. Será, então, o momento de liberar o estoque para a nova coleção”, ressalta.

Confira outros detalhes das orientações de Kuhar:

Mais dicas estão disponíveis na Cartilha 10 passos para empreender melhor, que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mantém on-line para auxiliar os empresários.

Veja também:

Sete dicas para manter as contas em dia
https://www.fecomercio.com.br/noticia/sete-dicas-para-manter-as-contas-em-dia 

Empreenda melhor - como manter equipes motivadas
https://www.youtube.com/watch?v=1GVW7YBKWss 

Empreenda melhor – mantenha o estoque sob controle
https://www.youtube.com/watch?v=GA4tUiOCB-I&t=3s

Empreenda melhor - finanças do negócio versus finanças pessoais
https://www.youtube.com/watch?v=SV0EhNW51Wc

Empreenda melhor - as regras de ouro para um atendimento nota 10
https://www.youtube.com/watch?v=EKhYf-m9ZjM 

Empreenda melhor - como captar financiamento para capital de giro
https://www.youtube.com/watch?v=wJOkA7v0ZD0 

Empreenda melhor – como elaborar um plano de negócios nota 10
https://www.youtube.com/watch?v=25jGbTaA42Y&t=2s

Fechar (X)