Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Setor de serviços paulista deve fechar 135 mil vagas em 2016

Retomada do mercado de trabalho formal depende da queda dos juros e da inflação

Ajustar texto A+A-

Setor de serviços paulista deve fechar 135 mil vagas em 2016

Fechamento de vagas no setor de serviços em 2016 foi pior do que em 2015 
(Arte/TUTU)

O setor de serviços no Estado de São Paulo deve fechar de 130 mil a 135 mil postos de trabalho neste ano, superando o resultado negativo de 2015, quando 100 mil vagas foram extintas, de acordo com Jaime Vasconcellos, da assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O varejo e o atacado também devem ter resultados negativos, de 55 mil e 11 mil demissões, respectivamente. Apesar dos números ruins, o saldo de vagas fechadas nesses setores é menor do que no ano passado.

“O emprego é dependente direto do resultado de vendas, que também é dependente do consumo das famílias. Enquanto não tivermos inflação mais baixa, juros mais baixos, para que o poder de compra volte a ter algum tipo de capacidade de maior aquisição, não teremos receitas de empresas em termos de vendas melhores e, consequentemente, retomada do mercado de trabalho formal”, afirma Vasconcellos.

Para 2017, a expectativa é de que o emprego continue tendo resultados negativos, embora mais amenos.

“O emprego, como é uma variável dependente do resultado do desempenho das empresas, terá mais um ano muito difícil. Talvez com saldos negativos não tão fortes, um pouco mais amenos, algo muito mais próximo da estabilidade”, diz Vasconcellos.

Confira, abaixo, a entrevista com o assessor econômico da FecomercioSP e acesse as análises sobre o desempenho do varejo paulista, a inflação e os indicadores de confiança para 2017.

Fechar (X)