Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Subsecretário da Receita Estadual esclarece reclamação sobre problemas no atendimento presencial

Queixa feita pelo Movimento de Defesa da Advocacia ao Codecon-SP relata dificuldades no atendimento aos contribuintes e advogados junto à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo

Ajustar texto A+A-

Subsecretário da Receita Estadual esclarece reclamação sobre problemas no atendimento presencial
O caminho para diminuir a complexidade do sistema, segundo Souza, é seguir o exemplo de países europeus (Arte: TUTU)

Por Filipe Lopes

Com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade no atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), a qual foi alvo de reclamação do Movimento de Defesa da Advocacia (MDA), o Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte de São Paulo (Codecon-SP) recebeu Luiz Marcio de Souza, subsecretário da Receita Estadual da Sefaz-SP, durante reunião presencial que aconteceu na última quinta-feira (25) na sede da Fecomercio-SP.

Embora, por maioria de votos, o conselho tenha votado pela improcedência da reclamação realizada pelo MDA – durante votação realizada em 28 julho, os membros sugeriram convidar o subsecretário da Fazenda a fim de ter conhecimento da possível precariedade do atendimento presencial e indicar as medidas adotadas pelo Fisco para aprimorar o atendimento ao público.

“O convite ao subsecretário vai ao encontro da intenção do Codecon-SP de mediar o relacionamento entre o contribuinte e o Fisco, na busca pela convergência”, afirmou o presidente do órgão, Márcio Olívio Fernandes da Costa, que também é presidente do Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De acordo com Souza, o volume de reclamações do contribuinte destinadas ao Fisco é resultado do complexo sistema tributário brasileiro. “O sistema nacional é extremamente complexo, e é natural que haja dúvidas e desencontros”, ponderou o subsecretário da Sefaz-SP. O caminho para diminuir a complexidade do sistema, segundo Souza, é seguir o exemplo de países europeus e adotar um Imposto de Valor Agregado (IVA), que unificaria tributos e alíquotas entre os entes federativos.

Aproximação e digitalização

Ainda que o cerne da problemática tributária seja causada pela complexidade, Souza garante que a Fazenda paulista está fazendo sua parte, melhorando os mecanismos de aproximação com os contribuintes. “Há um enorme esforço em rever processos e tomar iniciativas estruturantes, que acarretarão vários impactos, inclusive, no atendimento ao contribuinte. A regulamentação das contrapartidas do Nos Conforme [Programa de Estímulo à Conformidade Tributária] é um indicativo deste esforço para dar mais transparência, equilíbrio e harmonia entre Fisco e contribuinte”, afirmou Souza, sobre a Portaria SRE 54, de 5 de agosto deste ano, que regulamentou a alteração no processo de apropriação do crédito acumulado de ICMS para os contribuintes classificados nas categorias “A+”, “A” e “B”.

portal_02__atendimentopresencialreceitafederalSouza disse que o volume de reclamações do contribuinte destinadas ao Fisco é resultado do complexo sistema tributário brasileiro
(Arte: TUTU com foto divulgação)

Outra medida citada pelo subsecretário da Sefaz-SP foi a digitalização dos processos e das petições online, por meio do Sistema de Peticionamento Eletrônico (Sipet). Para atender ao público durante a pandemia, a Fazenda adotou o sistema eletrônico para agilizar os pedidos. Este serviço acabou se tornando o “novo normal”, como se popularizou chamar os novos hábitos pós-pandemia.

“Apesar de o Sipet ser mais célere e eficaz do que os pedidos tratados presencialmente, a digitalização pode gerar uma sensação de distanciamento físico para aqueles mais acostumados com o atendimento no balcão”, ressaltou Souza, que enfatiza que a digitalização dos processos é realidade nas autoridades fiscais dos principais países do mundo.

Ainda assim, Souza afirmou que o atendimento ao contribuinte pode melhorar – discussão esta tratada com sensibilidade pela alta cúpula da Sefaz-SP.

A reunião foi encerrada pelo presidente do Conselho, que aproveitou para convidar o palestrante e os conselheiros para participar do 4º Congresso de Direito Tributário do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte, que será realizado no dia 17 de novembro deste ano, na sede da FecomercioSP.

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais. 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)