Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Umuarama expande programa premiado de troca de resíduos por alimentos

Iniciativa "Lixo que Vale", vencedora do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, ganhou maior apoio da população e irá para mais bairros

Ajustar texto A+A-

Umuarama expande programa premiado de troca de resíduos por alimentos

Com o programa que troca resíduos recicláveis por alimentos, a Prefeitura de Umuarama, no Paraná, segue beneficiando famílias da cidade e contribuindo com o meio ambiente por meio do projeto vencedor do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria de Órgão Público.

A iniciativa "Lixo que Vale" foi criada em 2010 e coleta cerca de 8 toneladas de materiais por semana, os quais são trocados por alimentos produzidos nas pequenas propriedades da região, impulsionando, também, a economia local. Cerca de 4 mil toneladas de alimentos são entregues no programa por semana.

Após o reconhecimento da FecomercioSP, a ação ganhou espaço na imprensa, maior participação dos moradores e atraiu a atenção de outros locais, como comenta o representante da prefeitura, Antônio Favaro. "A mídia local realizou diversas matérias, entrevistas e mostrou opiniões positivas no sentido de valorizar a iniciativa do poder público através de ações coletivas e sustentáveis. O Prêmio valoriza os trabalhos desenvolvidos, incentiva a equipe, reconhece a participação efetiva da população e dá visibilidade às ações. Além disso, outros municípios fizeram contato solicitando informações sobre a operacionalização do programa", indica.

De acordo com Favaro, o programa segue nos seis bairros que já eram atendidos e há planos de levar a iniciativa para um novo bairro. "Estamos preparando a ampliação para o bairro Sonho Meu, tendo em vista o grau de vulnerabilidade social e a alta demanda de apoio público, entre eles o fornecimento de cestas", aponta.

A prefeitura acredita que a continuidade da ação e a participação ativa dos moradores trarão bons resultados para a cidade. "Mudará o comportamento da população quanto aos resíduos gerados, que estará participando de um modelo sustentável". A expectativa é que, dos atuais 6.500 moradores atendidos, a ampliação alcance, no total, 12.500 pessoas da cidade.

Para saber mais sobre o programa Lixo que Vale, clique aqui.

Fechar (X)