Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Viagens de curta distância são as principais opções para o final do ano, aponta FecomercioSP

Segundo o Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos da Entidade, consumidores buscam viagens locais para evitar alto custo com grandes deslocamentos

Ajustar texto A+A-

Viagens de curta distância são as principais opções para o final do ano, aponta FecomercioSP

A expectativa dos resorts paulistas é de uma ocupação acima de 80% para o período que encerra o ano e para a temporada de férias de verão", explica João Bueno, conselheiro do Cevec e diretor da ABR Resorts Brasil
(PixAbay)

O início da recuperação da economia brasileira, mesmo que a passos lentos, traz melhores perspectivas para o setor de viagens de lazer e de negócios. Segundo o Conselho Executivo de Viagens e Eventos Corporativos (Cevec), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com a queda do dólar, as famílias tendem a procurar novamente destinos internacionais. A intenção de viagem para os próximos meses do brasileiro já demonstra avanço, contudo, para as viagens do final do ano e das férias escolares, a tendência ainda é que os consumidores, ainda cautelosos, optem por deslocamentos de curta distância dentro dos seus Estados de origem. 

Essa tendência pode ser comprovada ao observarmos os dados do comércio varejista na região do Litoral. Segundo a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista, elaborada pela FecomercioSP em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o faturamento real do varejo dessa região subiu 8,0% no acumulado de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2015. É a maior taxa de crescimento entre todas as 16 regiões paulistas analisadas enquanto as vendas do varejo no Estado de São Paulo caíram 1,0% nesse mesmo período. 

Para a FecomercioSP, as mudanças econômicas vistas a partir do segundo semestre de 2016 são favoráveis, contudo, ainda há uma certa insegurança na hora de investir em viagens de longa distância. "São Paulo é o maior mercado emissor de turistas do País. Por possuir uma excelente oferta de equipamentos de lazer no próprio Estado, permite a este consumidor a opção de viajar sem a necessidade de um deslocamento aéreo, por exemplo. A expectativa dos resorts paulistas é de uma ocupação acima de 80% para o período que encerra o ano e para a temporada de férias de verão", explica João Bueno, conselheiro do Cevec e diretor da ABR Resorts Brasil. 

Viagens futuras

Com base em dados oficiais do setor de viagens, em outubro, 26,3% dos brasileiros tinham a intenção de viajar nos próximos meses, o maior nível do ano. De acordo com o estudo "Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem", elaborado pelo Ministério do Turismo (MTur), o número representa um avanço de 4 pontos porcentuais (p.p.) em relação ao mês de outubro do ano passado. O levantamento mostrou ainda que a intenção de viajar de automóvel em outubro de 2016 foi de 30,4%. Já a escolha por viajar de ônibus ficou em 12,5%.

Fechar (X)