Economia
24/08/2018Velha estrutura política ainda decide eleições, diz Cláudio Couto
Cientista político reconhece a importância da internet, mas afirma que exposição em rádio e TV tem peso significativo nas campanhas
Peso das campanhas em rádio e TV, embora menor, não desapareceu por completo, segundo Cláudio Couto
(Foto: Christian Parente)
A utilização da internet como espaço de debate e de promoção política tem crescido e deve continuar crescendo nas próximas eleições. Contudo, o modelo tradicional de se fazer política no Brasil, sobretudo campanhas veiculadas no rádio e na televisão, segue exercendo impacto significativo nas disputas eleitorais. É o que diz o doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Cláudio Couto.
Em entrevista ao UM BRASIL, realizada em parceria com o InfoMoney, Couto ressalta que o horário político – que neste ano vai ao ar de 31 de agosto a 4 de outubro –, a despeito de o período de veiculação ter sido encurtado em função de alterações na legislação eleitoral, segue sendo importante para definição de campanhas vitoriosas.
Veja também
“Se eleger um presidente que continue as reformas e os ajustes, o País deve acelerar o crescimento”, diz Juan Jensen
Partidos políticos estão em xeque, diz Sergio Fausto
“Temos de tirar os candidatos da zona de conforto que o marketing criou para eles”, diz Sérgio Abranches
“Embora a audiência dos programas de TV e de rádio seja menor hoje do que foi no passado, do ponto de vista de que o peso disso seja relativamente menor, esse peso não desapareceu por completo”, afirma o cientista político, em entrevista a Humberto Dantas e Marcos Mortari. “O tempo que conta não é só de afirmação do candidato, mas de desconstrução do adversário. Então, o candidato que sofrer muitos ataques pode ter um declínio”, completa.
Nesse sentido, Couto explica que a “velha estrutura da política”, baseada em formação de coligações para ter mais tempo para campanha midiática, ainda traz resultados expressivos, mesmo que a população brasileira tenha reivindicado mudanças no sistema eleitoral.
“É uma eleição diferente [a presidencial de 2018] das anteriores do ponto de vista que há mais pulverização e incerteza, mas as velhas estruturas ainda funcionam. Uma amostra disso: todos os candidatos outsiders sumiram. Dizíamos um tempo atrás que esta era uma eleição mais propícia para outsiders, mas um por um eles foram desaparecendo”, salienta.
De acordo com Couto, a internet se mostra um recurso indispensável para os candidatos que dispõem de pouco tempo de exposição nas cadeias de rádio e TV. “Quem tem menos tempo pode replicar materiais via internet. Sobretudo para quem tem tempo diminuto, uma saída é produzir conteúdo replicável – coisas que as pessoas, por exemplo, reenviam por WhatsApp ou publicam em suas páginas no Facebook. É uma forma de driblar um pouco essa restrição muito draconiana que a legislação eleitoral recente colocou para os partidos menores”, comenta.
Confira a entrevista na íntegra a seguir:
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/um-brasil/materias/velha-estrutura-politica-ainda-decide-eleicoes-diz-claudio-couto
Notícias relacionadas
-
Pesquisas
Endividamento em São Paulo cai pelo segundo mês seguido, mas um terço da renda segue comprometida
Inadimplência também ficou no mesmo patamar de janeiro, atingido duas em cada dez famílias; intenção de consumo sobe 14% em um ano
-
Pesquisas
Transportes sobem quase 5% em 12 meses, mas custo de vida na RMSP desacelera
Políticas públicasEmpresas deixam de faturar bilhões por causa da violência
PesquisasDívidas comprometem mais a renda dos paulistanos
Recomendadas para você
-
Brasil
Modernização do Brasil é tema central de live
Especialista em gestão pública e empresário debatem caminhos para a agenda de reformas do Estado no primeiro Café Sem Filtro do ano
-
Pesquisas
Em 2023, Comércio paulista registra queda de 35% na geração de empregos celetistas
Nos Serviços, recuo foi de 26,7% em comparação a 2022
-
Pesquisas
Custo de vida avança na RMSP influenciado pelos preços de alimentos e transportes
Cálculo da FecomercioSP aponta que produtos e serviços ficaram 0,48% mais caros em dezembro
-
Pesquisas
Confiança do comércio mostra ritmo lento da economia
Indicador demonstra alta de 1,8% em relação a dezembro, influenciado pela melhora da percepção atual e pela adequação dos estoques