Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Intenção de consumo volta a subir em São Paulo, mas não sinaliza recuperação

Ainda que com leve aumento, o índice está em patamar muito baixo e o cenário é desfavorável, indicando que as famílias seguirão cautelosas ao consumir

Ajustar texto A+A-

Intenção de consumo volta a subir em São Paulo, mas não sinaliza recuperação

As famílias paulistanas voltaram a demonstrar maior disposição para as compras - tanto de produtos como de serviços - em setembro, após seis meses consecutivos de retração. O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), alcançou, no mês, 109,4 pontos, 1,4% a mais do que o valor registrado em agosto, quando apresentou 107,9 pontos: a menor pontuação histórica da pesquisa.

O destaque positivo de setembro ficou por conta do indicador Perspectiva de consumo, com alta de 4,1%, voltando a ficar acima da linha de indiferença (100 pontos), com 102,3 pontos. No mês anterior, esse mesmo item alcançou 98,3 pontos, o mais baixo valor histórico. Outro segmento que apresentou alta foi Momento para duráveis, com crescimento de 2,8%, mas, ainda assim, não registrou melhora considerável, ao atingir apenas 93,4 pontos, o que reforça a insegurança das famílias na aquisição desse tipo de bens, como por exemplo, a compra de automóveis.

Ainda entre os indicadores que registraram altas estão os relacionados ao emprego. O segmento Emprego atual - o mais bem avaliado do ICF no mês - teve leve aumento de 0,9%, aos 127,1 pontos. Já Perspectiva profissional variou positivamente 2,2% com relação ao mês anterior, chegando aos 115,1 pontos. O item Renda Atual, que conclui os indicadores que cresceram em setembro, registrou alta de 1,7%, chegando a 123,1 pontos.

Com relação à faixa de renda salarial, tanto as famílias com renda de até dez salários mínimos quanto as com orçamento superior a esse valor demonstraram maior disposição para consumo, com aumento, nos dois casos, de 1,4% ante agosto, registrando 111,9 e 102,2 pontos, respectivamente.

Apenas dois indicadores, entre os sete analisados, apresentaram retração sobre o mês anterior: Acesso ao crédito - com baixa de 1,2% aos 121,9 pontos; e Nível de consumo, com baixa de 0,5% aos 82,9 pontos - ambos registraram a menor pontuação da série histórica.

Ainda que no mês a maioria dos segmentos tenha registrado alta, no comparativo anual, o ICF apontou retração de 11,7%, sendo esta a 21ª queda seguida.

De acordo com os assessores da Entidade, o ambiente econômico está desfavorável para o consumidor, com os preços de alimentos e bebidas pressionando o orçamento doméstico e os juros altos encarecendo produtos e financiamentos. Assim, as famílias paulistanas estão adotando posicionamento mais defensivo, priorizando quitar dívidas a contratar crédito.

Em vista desse cenário, o resultado do índice no mês ainda não sinaliza recuperação, já que o patamar ainda está muito baixo, com previsão de permanecer nesse mesmo nível nos próximos meses.

Fechar (X)