Intenção de Consumo das Famílias

Índice de Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo nono mês consecutivo

Em março, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta de 0,9% em relação a fevereiro e chegou aos 95,1 pontos. Essa foi a nona variação positiva consecutiva e a maior pontuação desde abril de 2015. Na comparação anual, o crescimento foi de 20,8%, quando o indicador atingiu os 78,7 pontos. Esse é o 19° mês seguido de crescimento nessa base comparativa.

Quatro dos sete itens analisados apresentaram crescimento em março. Entre os destaques positivos está o item Acesso ao crédito, que passou dos 90,9 pontos em fevereiro para 94,6 pontos no mês atual. Apesar de ainda estar abaixo dos 100 pontos, houve redução de 50% para 38% dos paulistanos que afirmaram estar mais difícil contrair empréstimos para compras a prazo.

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Sobre

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazos.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Sendo um indicador antecedente de vendas do comércio, o ICF serve como instrumento substituto ou complementar aos modelos econométricos de projeção de demanda. É um poderoso aliado no planejamento de empresas, fornecedores e de políticas públicas.

Análise de Índice

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