Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo - Serviços

Indicador aponta quase 211 mil novos empregos no primeiro semestre

O setor de serviços presentou no último mês de junho um avanço de seu quadro de empregos no Estado de São Paulo, segundo o Novo Caged. Foram cerca de 25 mil novas vagas, após 355.166 admissões e 330.068 desligamentos e um estoque formado por mais de 7,456 milhões de vínculos ativos. Dentre os 14 grupos de atividades inicialmente avaliados, percebe-se que em 12 houve saldo positivo, com destaque especial às atividades administrativas e complementares +10.713 vagas. Neste caso, liderou o segmento de serviços para edifícios e atividades paisagísticas (+3.020 vagas). É importante ressaltar que o resultado de junho de 2024 não apenas é superior ao visto em maio anterior (+19.856 vagas), como também está acima do saldo positivo auferido em junho do ano passado (+19.256 vagas).





 

 


 

 



 

Sobre

A Pesquisa de Emprego no setor de serviços, elaborada pela FecomercioSP, abrange todo o Estado de São Paulo. O levantamento foi reformulado a partir de agosto de 2020, passando a considerar a nomenclatura celetista para destacar os empregados, uma vez que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia (Caged).  

Como é obtido

Os dados de emprego são provenientes do Caged, do Ministério da Economia – por meio das informações declaradas pelas empresas do setor de serviços paulista –, e são estratificados em 14 divisões de atividades. São elas: Administração pública, defesa e seguridade social; Educação; Saúde humana e serviços sociais; Alojamento e alimentação; Atividades administrativas e serviços complementares; Atividades financeiras, de seguros e de serviços relacionados; Atividades imobiliárias; Atividades profissionais, científicas e técnicas;

Informação e comunicação; Artes, cultura, esportes e recreação; Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais; Outras atividades de serviços; Serviços domésticos; e Transporte, armazenagem e correio.  

As informações sobre institutos trazidos, com base na Reforma Trabalhista – como jornadas diferenciadas, demissão por acordo entre as partes, entre outros –, não estão disponíveis no painel de informações do Novo Caged, por isso, não são citados na PESP Serviços.

Toda a série histórica, até 2010, foi revista considerando a nova metodologia.

Utilidades

A PESP Serviços traça um panorama sobre o nível de emprego no setor de serviços no Estado de São Paulo, considerado o mais pulverizado e heterogêneo da economia. Os dados são coletados nos âmbitos estadual e do município de São Paulo. A estratificação por atividades permite gerar análises detalhadas sobre cada uma delas.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Fechar (X)