Índice de Confiança do Consumidor

Índice de Confiança do Consumidor atinge 117 pontos em janeiro, a maior pontuação desde setembro de 2014

Em janeiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo atingiu 117 pontos, alta de 6,9% em relação aos 109,5 pontos vistos em dezembro. É a maior pontuação desde setembro de 2014. No comparativo anual, o ICC registrou crescimento de 14,4%.

Os dois componentes do indicador cresceram na comparação com dezembro. O ICEA registrou elevação de 8,6%, ao passar de 82,8 pontos em dezembro para 90,0 pontos em janeiro, a maior pontuação desde abril de 2015. Em relação a janeiro do ano passado, o indicador assinalou alta de 32,0%. O IEC avançou 6,1%, ao passar de 127,2 pontos em dezembro para 134,9 pontos em janeiro. No comparativo anual, o índice registrou elevação de 8%. 

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Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

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