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Índice de Confiança do Consumidor

Confiança do consumidor paulistano fecha em queda 

Após ter atingido a maior pontuação em 5 anos no mês de fevereiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo voltou a cair passando de 138,2 pontos em fevereiro para 132,5 pontos em março, queda de 4,1%. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando marcava 127,4 pontos, o ICC registrou alta de 4,0%. Os dois componentes do ICC registraram queda na comparação mensal. O ICEA recuou 4,7% ao passar de 125,6 pontos em fevereiro para 119,6 pontos em março e o IEC exibiu queda de 3,8% ao passar de 146,7 para 141,1 pontos no mesmo período. 










 

 

 

Sobre

O objetivo principal do ICC é identificar o "humor" dos consumidores mediante sua percepção relativa às suas condições financeiras, às suas perspectivas futuras e também à percepção que o consumidor tem das condições econômicas do país. O Índice de Confiança do Consumidor varia de 0 a 200, calculado com base em perguntas dicotômicas (respostas positivas ou negativas) nos moldes do indicador de confiança de Michigan, criado em 1950. No início da década de 1990 a equipe econômica da FecomercioSP adaptou a metodologia original às necessidades brasileiras.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Atualmente, o índice da Federação é usado como referência nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), responsável pela definição da taxa de juros no país, a exemplo do que ocorre com o aproveitamento do CCI pelo Banco Central.

Análise de Índice

De:

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