Índice de Expansão do Comércio

Índice de Expansão do Comércio cresce 0,7% em agosto

Os empresários do setor do comércio estão mais confiantes na retomada da economia no segundo semestre, graças aos recentes números positivos no mercado de trabalho formal, à recuperação gradual da atividade industrial, ao declínio dos juros e da inflação e ao crescimento do PIB no primeiro trimestre, após oito trimestres consecutivos de queda. É o que aponta o Índice de Expansão do Comércio (IEC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Após ficar estável em junho, em razão da crise política, o IEC cresceu pelo segundo mês consecutivo em agosto, com alta de 0,7%, ao passar de 93 pontos em julho para 93,7 pontos em agosto. Na comparação com o mesmo mês de 2016, houve expressiva elevação (20,3%). A pesquisa é realizada mensalmente pela FecomercioSP. 

Para a Entidade, as reformas e os ajustes em discussão dão confiança aos empresários e geram um ambiente mais propício para o efetivo crescimento dos investimentos, ao menos no médio prazo. O encaminhamento e a aprovação da Reforma da Previdência terão efeitos relevantes para percepção da condição de equilíbrio das contas públicas e, consequentemente, na propensão dos empresários de investir e contratar. A Reforma Política, que pretende reduzir o número de partidos e melhorar a representatividade dos eleitores, e a Reforma Tributária, que tem o objetivo de mitigar a guerra fiscal entre os Estados, também são importantes para a percepção dos empresários.

Para ter acesso à análise completa, clique aqui.

Sobre

O Índice de Expansão do Comércio é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.

Como é obtido

A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Utilidades

A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados