Índice de Expansão do Comércio

Índice de Expansão do Comércio tem alta de 4% em março

Após registrar quedas em janeiro e fevereiro, o Índice de Expansão do Comércio (IEC) voltou a crescer em março, ao passar dos 78,4 pontos para 81,5 pontos no mês, alta de 4% na comparação com fevereiro. A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O dado demonstra que com inflação e juros em queda, as expectativas positivas começam a se materializar e os empresários se sentem mais confiantes para expandir seus negócios. Com relação a março de 2016, o crescimento do IEC é ainda maior (23,2%), quando o indicador registrava 66,2 pontos. Apesar da recuperação, o indicador se mantém há 26 meses consecutivos abaixo dos 100 pontos, o que significa pouca disposição dos empresários para expandir seus negócios. 

Para a Entidade, ao longo de 2016 houve um crescimento maior da propensão a contratar do que a investir, pelo fato de que em termos de capital físico as empresas do comércio varejista ainda não pensam em expansão. Por outro lado, os dados mais recentes do Caged sobre emprego mostram que no varejo, de julho a dezembro houve contratações líquidas após um longo período de demissões no setor. Esse padrão confirma a hipótese da FecomercioSP de que, antes de retomar projetos de ampliação e modernização das empresas, os empresários vão aguardar um pouco mais, para se certificarem que estão pisando em terra firme. Enquanto isso, podem ampliar as vendas e avançar nos negócios apenas contratando um pouco mais.

Para ter acesso à análise completa, clique aqui.

Sobre

O Índice de Expansão do Comércio é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absoluto na expansão dos negócios.

Como é obtido

A partir de entrevistas com cerca de 600 empresários do comércio dos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Utilidades

A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.

Análise de Índice

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