Custo de Vida por Classe Social

Custo de vida sobe 0,32% em fevereiro

O custo de vida para as famílias da Região Metropolitana de São Paulo segue crescendo, mas com menos intensidade do que foi observado no ano passado. Em fevereiro, o custo de vida subiu 0,32% ante 0,25% registrado em janeiro. No mesmo mês do ano passado, o indicador havia crescido 0,98%. No acumulado dos últimos 12 meses o índice registrou alta de 5,15%, porém, no mesmo período do ano anterior o crescimento foi de 10,98% - mais que o dobro do valor apurado neste ano. Com isso, os preços acumularam alta de 0,57% no primeiro bimestre de 2017, sendo que no mesmo período do ano passado a elevação foi de 1,94%. Os dados são da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Segundo a Federação, o declínio observado em fevereiro garante alguma folga no bolso dos consumidores, tendo em vista que os alimentos se mantiveram como protagonistas das altas dos preços nos últimos meses e, sozinhos, respondem por praticamente um quarto do orçamento familiar médio.

As classes B, A e C foram as que mais sentiram os aumentos nos preços em fevereiro, com altas de 0,62%, 0,50% e 0,29%, respectivamente. Já as classes E e D registraram queda nos preços e encerraram o mês com variação negativa de 0,19% e 0,11%, respectivamente.

 

Para ter acesso à análise completa, clique aqui.

Sobre

O Custo de Vida por Classe Social é um indicador de preços, segmentado por grupos de despesa e faixa de renda. São nove grupos de despesa e cinco faixas de renda que, em conjunto, geram um indicador geral de custo de vida.

Como é obtido

O CVCS é obtido a partir da reponderação e reclassificação de 247 itens de despesa na cidade de São Paulo, de acordo com a participação destes nos orçamentos familiares das distintas class...

Utilidades

Entender como a evolução recente dos preços pode estar afetando a vida do consumidor paulistano médio (das famílias paulistanas) e também quais distorções ocorrem por conta da variação da capacidade de consumo (portanto no padrão de vida) de famílias de diferentes estratos sociais.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados