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Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista

Varejo paulista cresceu 8,9% em abril

O comércio varejista do Estado de São Paulo registrou crescimento real de 9,8% em comparação ao mesmo mês de 2024, alcançando o maior resultado para um mês de abril desde o início da série histórica em 2008, com faturamento de R$ 125,6 bilhões — R$ 11,2 bilhões a mais que no ano anterior — e acumulando alta de 9,0% no ano. Entre as atividades, destacaram-se Lojas de vestuário, tecidos e calçados (17,9%) e Supermercados (16,5%), impulsionados, em parte, pela Páscoa. Na capital paulista, as vendas também bateram recorde, com alta de 8,9% em abril e acumulado de 8,4% no ano, somando R$ 39,1 bilhões no mês. Apesar do ambiente favorável, com renda em alta, crédito aquecido e inflação mais controlada, a FecomercioSP alerta para fatores de risco, como juros elevados, custos operacionais crescentes e incertezas fiscais, que podem limitar o ritmo de expansão do consumo nos próximos meses.












 





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo tem como objetivo produzir indicadores mensais do desempenho do comércio varejista e dos seus vários ramos de atividade e em todas as 16 regiões do Estado. A partir de dados do faturamento bruto real, as informações produzidas pela pesquisa permitem mensurar, tanto em número índice quanto em R$ bilhões, e projetar a atividade econômica geral de curto prazo, dado que o consumo é o indicador mais sensível e o que mais rapidamente responde às mudanças conjunturais e/ou às medidas de política econômica.

Como é obtido

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV) tem a cobertura de 100% dos setores varejistas, considerando todas as informações das empresas enquadradas no código CNAE 2.0 relativo ao setor do comércio varejista. A utilização dos dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ) é subdividido em 16 regiões, que cobrem todos os 648 municípios paulistas, e tem uma abrangência em média de 83% de todo faturamento do varejo, o que dá à nova PCCV um grau de precisão e de confiabilidade muito superior a de qualquer outra pesquisa similar.

Utilidades

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista na Região Metropolitana de São Paulo (PCCV) permite conhecer e avaliar o real desempenho mensal do comércio que podem subsidiar as políticas públicas regionais, estaduais e federais e balizar decisões de investimentos privados no Estado de São Paulo.

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