Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista

Varejista deve estar atento à conjuntura econômica para fazer projeção realista de vendas

O crescimento do varejo paulista depende especialmente do aumento do crédito aos consumidores. Para poder fazer projeções realistas das vendas ao longo de 2019, o empresário do setor precisa estar atento à divulgação dos índices da conjuntura econômica, como desemprego, inflação, produto interno Bruto (PIB), taxas de juros etc. 

Durante o ano passado, as vendas do varejo no Estado de São Paulo se mostraram melhores do que no mesmo período do ano anterior, reflexo dos restabelecimentos do crédito e da geração de emprego. Em novembro, as vendas reais calculadas pela Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) cresceram 6,3% em comparação ao mesmo mês de 2017 e atingiram R$ 61,7 bilhões.

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Sobre

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo tem como objetivo produzir indicadores mensais do desempenho do comércio varejista e dos seus vários ramos de atividade e em todas as 16 regiões do Estado. A partir de dados do faturamento bruto real, as informações produzidas pela pesquisa permitem mensurar, tanto em número índice quanto em R$ bilhões, e projetar a atividade econômica geral de curto prazo, dado que o consumo é o indicador mais sensível e o que mais rapidamente responde às mudanças conjunturais e/ou às medidas de política econômica.

Como é obtido

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV) tem a cobertura de 100% dos setores varejistas, considerando todas as informações das empresas enquadradas no código CNAE 2.0 relativo ao setor do comércio varejista. A utilização dos dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ) é subdividido em 16 regiões, que cobrem todos os 648 municípios paulistas, e tem uma abrangência em média de 83% de todo faturamento do varejo, o que dá à nova PCCV um grau de precisão e de confiabilidade muito superior a de qualquer outra pesquisa similar.

Utilidades

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista na Região Metropolitana de São Paulo (PCCV) permite conhecer e avaliar o real desempenho mensal do comércio que podem subsidiar as políticas públicas regionais, estaduais e federais e balizar decisões de investimentos privados no Estado de São Paulo.

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