Índice de Confiança do Empresário do Comércio

Índice de Confiança do Empresário do Comércio recua 1,7% em agosto

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) registrou queda pelo quinto mês consecutivo (-1,7%) e atingiu 100,4 pontos em agosto – aproximando-se da área limite que separa o otimismo do pessimismo numa escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

No mês, os três quesitos que compõem o indicador tiveram queda: o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) sofreu a maior retração, (-6,4%) e passou para 70,4 pontos. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) atingiu 140,5 pontos, com leve queda de 0,2%, e o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) chegou aos atuais 90,3 pontos, com redução de 0,3%.

Em comparação com agosto do ano passado, o ICEC caiu 4,5%. É a segunda queda consecutiva interanual, algo que não ocorria há mais de um ano.

Clique aqui para ter acesso à análise completa.

Sobre

O ICEC é realizado mediante entrevistas com 541 empresas na capital paulista. São capturadas informações sobre as percepções dos empresários com relação à economia, seu setor de atuação e sobre a sua empresa. As questões abordam temas como perspectivas de investimento, contratação de empregados e a situação dos estoques.

Como é obtido

São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As entrevistas são feitas em local e por telefone, mensalmente, com questionário de nove questões específicas ao segmento. As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico.

Utilidades

É um importante instrumento de tomada de decisão de políticas públicas e empresariais. O ICEC é um poderoso indicador, cobrindo informações sobre estoques, investimentos, emprego e as perspectivas de decisões de empresários de um dos maiores setores da economia brasileira, na maior cidade do País.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados