Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor

Porcentual de famílias inadimplentes em São Paulo supera 20% em agosto

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) aponta que, no mês passado, a taxa de famílias que não conseguiram quitar alguma dívida na data do vencimento chegou a 20,4%, o maior valor desde maio de 2012.

A parcela de famílias endividadas na cidade de São Paulo bateu os 53,6% em agosto – nos últimos dois meses, houve um aumento de 4,2 pontos porcentuais. Em números absolutos, são 2,1 milhões de famílias com algum tipo de dívida. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o endividamento se manteve tecnicamente estável.

Principal tipo de dívida, o cartão de crédito liderou o ranking com 71,7% em agosto, inferior aos 73,2% do mês anterior. A oscilação dessa modalidade pouco acima dos 70% é normal e esse indicador permanece nesse patamar desde 2015. Na segunda posição esteve o carnê, com 14,2%, seguido por financiamento de casa, com 12%, e financiamento de carro, com 11,7%.

A maior parcela dos endividados (35,1%) está com a renda comprometida no longo prazo (acima de um ano). Outros 22,5% estão com dívida de até três meses; 20,1% de três a seis meses; e 20,2% de seis meses até um ano.

Clique aqui para ter acesso à análise completa.

Sobre

O objetivo da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Das informações coletadas são apurados importantes indicadores: ní­vel de endividamento, percentual de inadimplentes, intenção de pagar dívidas em atraso e nível de comprometimento da renda.

Como é obtido

Os dados são coletados junto a cerca de 2.200 consumidores no município de São Paulo.

Utilidades

Permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua percepção em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados