Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico

Comércio eletrônico paulista fatura R$ 4,06 bilhões no primeiro trimestre de 2018

As vendas do comércio eletrônico no Estado de São Paulo cresceram 4,4% no primeiro trimestre de 2018, se comparado ao mesmo período de 2017, atingindo R$ 4,06 bilhões. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o faturamento real avançou 8,8% em janeiro, recuou 1,9% em fevereiro e voltou a crescer 5,4% em março. 

A participação do e-commerce nas vendas do varejo paulista no primeiro trimestre ficou em 2,6%, estável em relação ao mesmo período de 2017. O número de pedidos foi de 10,7 milhões, alta de 9,8% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O tíquete médio, entretanto, registrou queda de 4,9%, passando de R$ 400,13 nos primeiros três meses de 2017 para R$ 380,54 em 2018.

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Sobre

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) para o Estado de São Paulo é realizada com dados fornecidos pelo E-bit e apurada mensalmente por meio da adoção de metodologia exclusiva, que permite contar com informações inéditas em levantamentos de conjuntura varejista: comparações entre os volumes negociados no e-commerce com o faturamento mensal das lojas físicas no Estado de São Paulo.

Como é obtido

O processo de acompanhamento mensal do comércio eletrônico exigiu a elaboração de metodologia exclusiva, o que permitiu se contar com informações inéditas em levantamentos de conjuntura varejista: comparações entre os volumes negociados no e-commerce com o faturamento mensal das lojas físicas no estado de São Paulo, segmentadas pelas 16 regiões definidas pelas Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Isso permitirá se conhecer a participação de cada uma dessas regiões no total das vendas do e-commerce e seu comportamento ao longo dos meses.

Além disso, no âmbito exclusivo do comércio online serão disponibilizados dados inéditos sobre número de pedidos, ticket médio e variações reais desse segmento mensalmente.

Utilidades

Trata-se de mais uma fonte importante de conhecimento da conjuntura do comércio, em um âmbito moderno e com crescente importância na economia, que pode ser um instrumento valioso tanto para consumidores, como para empresários e também como elemento de orientação de políticas públicas para a segurança e melhoria das transações efetuadas no universo do e-commerce.

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