Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico

Faturamento do e-commerce cresce 3,4% no 2º trimestre de 2017

O comércio eletrônico paulista registrou faturamento real (já descontada a inflação) de R$ 3,765 bilhões no segundo trimestre de 2017, o que representa alta de 3,4% na comparação com o mesmo período de 2016 e a maior cifra para o período desde o início da série histórica, em 2013. No primeiro semestre de 2017 as vendas atingiram quase R$ 7,6 bilhões, elevação de 1,9% em relação ao ano passado.

Para a FecomercioSP, tanto o varejo físico quanto o eletrônico continuam sinalizando uma retomada das vendas, motivada pelo ambiente macroeconômico com uma inflação muito mais controlada aliada a uma trajetória de queda nas taxas de juros.

No caso do comércio eletrônico, dois fatores importantes também contribuem para esse movimento. O primeiro deles é o investimento em plataformas de vendas via marketplace, que permitem oferecer ao consumidor uma maior diversidade de produtos, além de aumentar a rentabilidade do negócio. O segundo é o investimento em aplicativos e na melhora das funcionalidades e da visualização do site nos dispositivos móveis.

Veja a análise completa aqui.

Sobre

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) para o Estado de São Paulo é realizada com dados fornecidos pelo E-bit e apurada mensalmente por meio da adoção de metodologia exclusiva, que permite contar com informações inéditas em levantamentos de conjuntura varejista: comparações entre os volumes negociados no e-commerce com o faturamento mensal das lojas físicas no Estado de São Paulo.

Como é obtido

O processo de acompanhamento mensal do comércio eletrônico exigiu a elaboração de metodologia exclusiva, o que permitiu se contar com informações inéditas em levantamentos de conjuntura varejista: comparações entre os volumes negociados no e-commerce com o faturamento mensal das lojas físicas no estado de São Paulo, segmentadas pelas 16 regiões definidas pelas Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Isso permitirá se conhecer a participação de cada uma dessas regiões no total das vendas do e-commerce e seu comportamento ao longo dos meses.

Além disso, no âmbito exclusivo do comércio online serão disponibilizados dados inéditos sobre número de pedidos, ticket médio e variações reais desse segmento mensalmente.

Utilidades

Trata-se de mais uma fonte importante de conhecimento da conjuntura do comércio, em um âmbito moderno e com crescente importância na economia, que pode ser um instrumento valioso tanto para consumidores, como para empresários e também como elemento de orientação de políticas públicas para a segurança e melhoria das transações efetuadas no universo do e-commerce.

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