Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico

Vendas online têm alta de 0,6% no 1º tri de 2017 

O comércio eletrônico paulista registrou faturamento real (já descontada a inflação) de R$ 3,8 bilhões no primeiro trimestre de 2017, alta de 0,6% na comparação com o mesmo período de 2016. Em 12 meses, o setor também acumulou crescimento de 0,6%. É o que aponta pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizada por meio de seu Conselho de Comércio Eletrônico, em parceria com a Ebit.

Para a FecomercioSP, tanto o varejo físico quanto o eletrônico continuam sinalizando uma retomada das vendas, de maneira discreta mas persistente, motivada, em primeiro lugar, pela base de comparação fraca em virtude da crise enfrentada no mesmo período do ano passado e também pelo ambiente macroeconômico com uma inflação muito mais controlada, aliada a uma trajetória de queda nas taxas de juros. De qualquer forma, vale ressaltar que as instabilidades políticas podem exercer impactos negativos sobre as vendas.

Para ter acesso à análise completa, clique aqui.

Sobre

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE) para o Estado de São Paulo é realizada com dados fornecidos pelo E-bit e apurada mensalmente por meio da adoção de metodologia exclusiva, que permite contar com informações inéditas em levantamentos de conjuntura varejista: comparações entre os volumes negociados no e-commerce com o faturamento mensal das lojas físicas no Estado de São Paulo.

Como é obtido

O processo de acompanhamento mensal do comércio eletrônico exigiu a elaboração de metodologia exclusiva, o que permitiu se contar com informações inéditas em levantamentos de conjuntura varejista: comparações entre os volumes negociados no e-commerce com o faturamento mensal das lojas físicas no estado de São Paulo, segmentadas pelas 16 regiões definidas pelas Delegacias Regionais Tributárias da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Isso permitirá se conhecer a participação de cada uma dessas regiões no total das vendas do e-commerce e seu comportamento ao longo dos meses.

Além disso, no âmbito exclusivo do comércio online serão disponibilizados dados inéditos sobre número de pedidos, ticket médio e variações reais desse segmento mensalmente.

Utilidades

Trata-se de mais uma fonte importante de conhecimento da conjuntura do comércio, em um âmbito moderno e com crescente importância na economia, que pode ser um instrumento valioso tanto para consumidores, como para empresários e também como elemento de orientação de políticas públicas para a segurança e melhoria das transações efetuadas no universo do e-commerce.

Análise de Índice

De:

Até:

Selecione ao menos uma das Segmentações para visualização

Conteúdos relacionados