Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

“A instabilidade da macroeconomia retira a eficácia de qualquer política pública”, diz Zeina Latif

Economista-chefe da XP Investimentos falou sobre a importância da elaboração de pacote fiscal que promova a queda da inflação

Ajustar texto A+A-

“A instabilidade da macroeconomia retira a eficácia de qualquer política pública”, diz Zeina Latif

“O desafio deste time é definir quais medidas serão essenciais para fazer essa arrumação e que tenham viabilidade política”, disse a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif.

O perfil da nova equipe do governo agrada a economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif. Para ela, os ministros escolhidos pelo presidente em exercício, Michel Temer, são servidores com reputação e experiência na carreira pública, preparados para perseguir os objetivos. “Hoje temos uma agenda de governo definida, algo muito importante que nos faltava”.

A lista de reformas e ajustes que o Brasil precisará fazer é extensa e não será efetivada de imediato. Segundo a especialista, o mais importante no momento é corrigir os excessos. “Temos uma instabilidade na macroeconomia que retira a eficácia de qualquer política pública e programas sociais. Até o Bolsa Família não vai funcionar direito porque você ajuda com uma mão e tira com a outra, por meio da inflação elevada. O momento é para mudar isso e levar confiança para as pessoas”.

Durante entrevista à plataforma UM BRASIL, a doutora em Economia pela USP falou sobre a urgência da criação de um pacote fiscal mínimo que traga equilíbrio econômico e promova a queda da inflação e da taxa de juros. “O desafio deste time é definir quais medidas serão essenciais para fazer essa arrumação e que tenham viabilidade política”.

Latif destaca que o bom político é aquele que entende as mudanças nas necessidades da sociedade e entrega os serviços da melhor forma possível. “Quando você exagera nas políticas de estímulo à demanda, colhe a inflação e o remédio vira veneno. Falta visão estratégica. Os últimos governos não entenderam os sinais vitais da economia”.

 Assista abaixo a entrevista na íntegra.

Fechar (X)