Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Adquirir um negócio já em funcionamento requer pesquisa cautelosa

Essa alternativa pode parecer mais atrativa em relação a iniciar uma empresa do zero

Ajustar texto A+A-

Adquirir um negócio já em funcionamento requer pesquisa cautelosa

É importante obter o máximo de informações sobre o segmento de atuação da empresa
(Arte TUTU)

Comprar uma empresa que já está em funcionamento é uma opção para quem quer ter o próprio negócio. A alternativa é vista com otimismo, uma vez que o empreendimento já passou pelos testes de mercado e tem uma carteira de clientes consolidada. Porém, para garantir o sucesso, a decisão requer avaliação cautelosa.

Na busca por negócios que apresentem boas oportunidades, vale priorizar setores que sintam menos os efeitos da crise econômica atual. E, uma vez identificada uma possível nova empresa, é preciso verificar os motivos que levaram o antigo dono a desistir desse empreendimento.

É importante obter o máximo de informações sobre o segmento de atuação da empresa, como o crescimento do setor nos últimos anos, os períodos de sazonalidade durante o ano e leis que podem impactar as atividades.

Assertividade

A avaliação ficará mais completa com visitas ao estabelecimento, em diferentes dias e horários, para acompanhar o fluxo de clientes, a forma de atendimento, as características do entorno do imóvel, como acesso, estacionamento e facilidade para o transporte público, proximidade e possíveis diferenciais de concorrentes.

Além de conhecer o perfil e o comportamento do cliente, conversar com outros consumidores e fazer pesquisa de opinião sobre a empresa são estratégias que contribuem para a assertividade ao fechar o negócio.

Contrato

Passada a fase de estudo e eliminação de riscos de investir em um negócio sem sucesso, a assinatura de um termo de compromisso e confidencialidade é o que vai garantir exclusividade no processo e o acesso às informações importantes sobre a empresa.

Fechar (X)