Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Apesar da inflação elevada, varejo e serviços surpreendem positivamente no primeiro trimestre

“Economix” avalia os desempenhos dos setores e as condições inflacionários presentes no Brasil, nos Estados Unidos e na China

Ajustar texto A+A-

Apesar da inflação elevada, varejo e serviços surpreendem positivamente no primeiro trimestre

Alta em diversos países, Inflação é assunto de preocupação mundial
(Arte/Tutu)

Superando as expectativas, os setores de varejo e serviços avançaram, respectivamente, 1% e 1,7% em março, na comparação com fevereiro. Além disso, as atividades fecharam o primeiro trimestre no campo positivo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a março, no confronto com o mesmo período de 2021, o varejo cresceu 1,3%, enquanto os serviços, 9,4%.

O Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (13) destaca os desempenhos dos setores, bem como a melhora nas projeções de alta da economia nacional.

Além disso, o episódio analisa as condições inflacionárias no Brasil, nos Estados Unidos e na China.

Por aqui, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 1,06% em abril, atingindo 12,13% em 12 meses. Com isso, o País já convive com inflação de dois dígitos há oito meses.

Nos Estados Unidos, apesar de a taxa anualizada ter registrado ligeiro arrefecimento (8,3% em 12 meses até abril), o índice superou as estimativas do mercado, apontando que o processo de alta contínua dos preços demandará maiores esforços para ser controlado.

Na China, por fim, a inflação subiu para 2,1% no acumulado de 12 meses até abril. Apesar de bastante inferior às taxas brasileira e norte-americana, trata-se do maior nível dos últimos cinco meses. Sem surpresas, uma das causas é a política de Covid Zero implementada pelo governo do país asiático.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Ouça outros episódios do Economix
Juros sobem e continuarão subindo: qual será o teto da taxa Selic?
Repique do dólar e inflação generalizada impõem novos desafios à economia
Comércio e serviços titubeiam com inflação, juros e desemprego elevados

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)