Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Aplicação em Renda Fixa é a aposta de investimento dos poupadores

Modalidade de investimento é ideal para quem não está disposto a correr riscos em meio à crise

Ajustar texto A+A-

Aplicação em Renda Fixa é a aposta de investimento dos poupadores

A manutenção em 14,25% da taxa básica de juros, que baliza a maioria das aplicações a curto e médio prazos em Renda Fixa, beneficiou os poupadores que apostaram nessa modalidade de investimento, ideal para quem não está disposto a correr riscos. Em 2015, o retorno das aplicações em Renda Fixa só perdeu para o dólar. A moeda americana subiu do patamar de R$ 2,60 para mais de R$ 3,80, cenário agravado pela perda do grau de investimento anunciada pela agência S&P.

Segundo a assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), as aplicações em títulos vinculados ao dólar são uma opção de risco. Para os especialistas, enquanto houver incertezas políticas como as que o Brasil enfrenta, a tendência da moeda americana é de alta, o que torna essa aposta mais arriscada.

No momento, a compra de dólares é indicada para quem tem dívidas na moeda americana e não pode correr o risco de pagar mais caro do que já está. Outra opção seriam os investidores, que tentados pela maré de juros altos, trariam dólares de fora do País. Porém, segundo economistas, as incertezas no Brasil são tantas que não há investidores dispostos a correr tais riscos.

Além da Renda Fixa, outra aposta de investimento recomendada por economistas é a Bolsa de Valores. O investimento a longo prazo é viável, pois os preços dos ativos brasileiros, cotados em dólar, estão muito baixos. A incerteza é o prazo desse retorno, o que inviabiliza a aplicação nessa modalidade para muitos investidores que querem liquidez e retorno garantidos, duas coisas que somente a Renda Fixa pode prover.

Perspectivas

Segundo economistas, para voltar a atrair investidores o Brasil precisa recuperar a credibilidade, reconhecendo erros e apresentando medidas para retomar o caminho do crescimento. Porém, as soluções apresentadas pelo governo federal dizem respeito apenas às contas públicas. A necessidade de um ajuste fiscal deve ficar apenas no discurso neste semestre, já que as poucas ações das autoridades econômicas foram barradas no âmbito político e não serão sequer implementadas. Esse quadro, por sinal, foi o principal responsável pelo rebaixamento da nota do País.

Sem credibilidade no Brasil, a aposta a ser feita pelos investidores é aplicar em Renda Fixa, e fazer hedge (operação para proteger o valor de um ativo de uma eventual redução de valor) em dólar. Aos sinais de que o quadro político se alterou para melhor e reduziu-se a incerteza, as opções mudam radicalmente para aplicações em ações e venda de dólares.

Fechar (X)