Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Após cinco quedas consecutivas, Índice de Estoques tem alta de 4,6% em outubro, aponta a FecomercioSP

Segundo a Entidade, além disso, mais de 33% dos empresários do varejo paulistano declararam ter excesso de mercadorias nas prateleiras, o ideal seria 25%

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 24 de outubro de 2018 – Após cair por cinco meses consecutivos, o Índice de Estoques (IE) do comércio varejista paulistano registrou alta, ao passar de 104,2 pontos em setembro para 109 pontos em outubro, alta de 4,6%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o IE se manteve praticamente estável, com leve alta de 0,5%.

Os dados são levantados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e captam a percepção dos varejistas sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas, variando de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação.

De acordo com a assessoria econômica da Entidade, essa volatilidade é comum, uma vez que outubro foi um mês atípico marcado por uma parada técnica pelo empresariado. A proporção de empresários com estoques baixos caiu, e a com estoques elevados subiu, o que significa que eles ainda estão pouco confiantes na possibilidade de que as vendas cresçam a ponto de terem que aumentar as encomendas.

Em outubro, 54,3% dos empresários consideraram seus estoques adequados, alta de 2,3 pontos porcentuais (p.p.) em relação ao mês anterior. A proporção de comerciantes que declararam ter excesso de mercadorias nas prateleiras se manteve estável, em 33,1%, leve queda de 0,2 ponto porcentual. A proporção que considera ter estoques baixos recuou 2,2 pontos porcentuais, para 12,2%.

Para a Federação, esses números ainda não são bons, considerando uma média de 60% de adequação no período pré-crise. Além disso, o ideal seria que apenas 25% dos empresários estivessem com os estoques acima do adequado.

Ainda de acordo com a Entidade, o cenário de incertezas verificado atualmente é o pior para que o empresário tome decisões de investimento e contratações e também não favorece o consumidor em decisões no longo prazo. Para a FecomercioSP, essa situação deve melhorar com a proximidade do Natal – a mais importante data para o varejo – com a definição eleitoral e também com a posse do novo presidente da República, em janeiro.

Nota metodológica
O Índice de Estoques (IE) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011 com dados de cerca de 600 empresários do comércio no município de São Paulo. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques para "acima" (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e para "abaixo" (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo). A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

Fechar (X)