Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Aprenda a aproveitar integralmente os alimentos

Itens como talos, folhas e cascas podem render receitas saborosas e práticas

Ajustar texto A+A-

Aprenda a aproveitar integralmente os alimentos

Por Deisy de Assis

Para o equilíbrio do planeta, é preciso que o conceito de sustentabilidade seja aplicado desde as práticas mais triviais. Na culinária, por exemplo, o aproveitamento integral dos alimentos é uma forma de contribuir para que haja desenvolvimento sustentável.

Existem meios de usar os alimentos ao máximo com estratégias simples. “As cascas de algumas frutas, como maçã, abacaxi, laranja e melancia, podem ser colocadas em água quente ou batidas com água fria, resultando em chás e sucos”, ensina a nutricionista Beatriz Tenuta, professora do Senac.

Com as cascas de bananas, que são sempre descartadas, é possível fazer um doce adicionando apenas açúcar, cravo, canela e baunilha. Folhas de cenoura, beterraba, couve-flor e abóbora, bem como os talos de brócolis e agrião, enriquecem refogados se agregadas aos temperos. Cozidos, dão origem a caldos que podem ser congelados para os dias mais frios.

Beatriz destaca ainda os benefícios desse aproveitamento integral para a saúde. “Talos, folhas e cascas concentram uma parcela considerável dos nutrientes dos alimentos”, afirma a especialista, referindo-se a vitaminas, minerais e fibras.

Criatividade contra o desperdício

Aos que gostam mais de cozinhar e de diversificar o cardápio, a dica é adicionar esses ingredientes também às receitas mais elaboradas. “É possível fazer ótimos bolos, doces, tortas e biscoitos com cascas, folhas e talos”, diz a nutricionista Fabyenne Yano, da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

O órgão tem um banco de alimentos e criou o programa “Saúde com Casca e Tudo”, que leva informação contra o desperdício por meio de oficinas e palestras e, recentemente, desenvolveu uma cartilha de receitas, a qual está disponível para download gratuito aqui.

Dentre as mais de 50 receitas, está o biscoito de espinafre com talos de salsa. Para fazer o quitute, basta bater no liquidificador: dois ovos, uma xícara de chá de leite, 100 gramas de margarina, meia xícara de chá de espinafre cru, duas colheres de salsa com talos, meia colher de sal, uma colher de sopa de fermento e 500 gramas de farinha de trigo. Depois é só levar ao forno até que fique dourado.

Equilíbrio socioeconômico

Evitar o desperdício de alimentos é uma medida que ultrapassa o fator nutricional e o paladar. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), um terço dos 300 milhões de toneladas de alimentos produzidos no mundo a cada ano é desperdiçado.

No entanto, ainda segundo relatório da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), aproximadamente 805 milhões de pessoas ainda passam fome, o que representa uma taxa de uma pessoa sem alimento para cada nove habitantes do planeta.

Para Beatriz Tenuta, cuidar do uso integral dos alimentos é uma questão socioeconômica fundamental. “Deve haver essa preocupação não só nas residências, mas também no manejo de alimentos das grandes cozinhas.”

Projetos de iniciativas sustentáveis podem concorrer oa Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que está em sua 5ª edição. Para obter mais informações e ser inscrever acesse aqui.

Fechar (X)