Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Aumentar a produtividade é essencial para superar a crise

Mesmo em um ambiente de incertezas políticas e econômicas, produzir mais com menos contribui para alcançar resultados positivos

Ajustar texto A+A-

Aumentar a produtividade é essencial para superar a crise

Aumentar a produtividade é importante em momentos de crise.
(Arte/TUTU)

Neste momento de queda das vendas no varejo, aumentar a produtividade do negócio é essencial para superar a crise. Esse quesito está relacionado diretamente à melhoria da gestão da empresa. Isso significa produzir mais com a menor utilização de recursos, independentemente de serem financeiros administrativos ou humanos. Para contribuir com o empresário do comércio, especialmente em empresas de pequeno e médio porte, destacamos a seguir algumas dicas que ajudam a aumentar a produtividade.

Avalie os processos

Esse é o primeiro passo. Verifique todos os processos da empresa com o intuito de identificar possíveis falhas que afetem a produtividade. De posse dessas informações, é possível tentar otimizar processos e cortar gastos desnecessários e, com isso, ganhar eficiência nas atividades do dia a dia.

Planejamento

Elabore um planejamento de todos os procedimentos da empresa, desde a compra de produtos até o pós-venda. É necessário revê-lo dependendo dos resultados alcançados ou em caso de novas situações adversas, como queda nas vendas e aumento da concorrência – ou até mesmo para a captação de recursos.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho ajudam a mensurar os resultados da empresa em um determinado período. Com base neles, é possível identificar os processos que apresentam melhores resultados ou que precisam de melhorias. Procure estabelecer indicadores que estejam alinhados com os objetivos empresariais e que sejam de fácil entendimento dos funcionários. Assim, é possível envolver todos na busca por melhores resultados.

Tecnologia

A tecnologia é uma das grandes aliadas do varejo para aumentar a produtividade. Com o avanço da informática, é possível investir nas soluções que ajudam no acompanhamento de novos projetos, na realização do trabalho operacional e no compartilhamento de arquivos e documentos, permitindo o aumento do foco no negócio.

Comunicação

No varejo, ela é essencial entre os departamentos para evitar retrabalho e gastos desnecessários. Por isso, estabeleça canais internos de comunicação entre os setores para resolver situações adversas e conflituosas de forma rápida e eficaz. Além disso, criar um canal de comunicação entre a gerência e os subordinados, principalmente com os que atuam no ponto de venda, contribui para manter toda a equipe alinhada com os objetivos empresariais.

 Equipe de vendas

Mesmo aqueles que têm um time enxuto devem investir fortemente em sua equipe de vendas. Além de um ambiente de trabalho harmonioso, confortável e organizado, ofereça a seus vendedores cursos sobre atendimento e informações sobre os produtos e serviços oferecidos. Dessa forma, eles estarão sempre preparados para oferecer um ótimo atendimento.

Reuniões de alinhamento

Estabeleça um calendário de reuniões de alinhamento para tratar de assuntos mais complexos. Procure realizar encontros mais curtos e objetivos e leve uma pauta com os assuntos que serão tratados, não estendendo o horário estabelecido e, sempre que o foco for desviado, guiando a equipe para os assuntos previstos na pauta de reunião. Esses são alguns pontos que podem contribuir para que as empresas do varejo sejam mais produtivas em 2016. Mesmo em um ambiente de incertezas políticas e econômicas, melhorar a produtividade poderá potencializar o desempenho da empresa, auxiliando no alcance de resultados mais positivos no decorrer do ano.

Fechar (X)