Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Batata inglesa sobe 72,63% e encarece a bacalhoada nesta Páscoa, aponta FecomercioSP

Segundo levantamento da Entidade, os preços dos chocolates aumentaram apenas 2,43%

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 3 de abril de 2019 – O consumidor terá mais gastos com os preparativos para Páscoa neste ano, é o que mostra um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados de fevereiro e março do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), que apontou variação positiva de 4,18% no acumulado dos últimos 12 meses.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, os itens para o preparo da bacalhoada puxam a alta. A batata inglesa obteve o maior reajuste – 72,63% – devido ao clima chuvoso do primeiro trimestre que prejudicou a safra. Em seguida estão o pimentão (31,63%), a cebola (20,71%) e o brócolis (13,55%).

Alternativa ao bacalhau, que é importado e está sujeito a variações cambiais, os peixes nacionais são ótimas pedidas. Os pescados nacionais, por exemplo, aumentaram 1,56%. Por isso, para quem quer economizar, a Federação recomenda substituir o bacalhau por outros peixes como pirarucu, abrótea, badejo, manjuba, merluza e traíra, que também estarão disponíveis com oferta mais abundante no período.  

Os preços médios do chocolate em barra e do bombom ficaram abaixo da inflação – alta de 2,43% – enquanto o chocolate em pó subiu 3,09%. A FecomercioSP ressalta que o quilo do preço do ovo de Páscoa supera o valor do quilo de uma barra de chocolate, por exemplo, e por conta da antecipação do levantamento, pode haver variação até a data do feriado.

Por outro lado, os preços do alho (-1,68%), do sorvete (-1,22%), da cerveja (-0,79%) e da azeitona (-0,14%) apresentaram queda, na mesma base comparativa.

Fechar (X)