Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Boa Vista lidera entre as capitais com famílias inadimplentes

Segundo Radiografia do Crédito e do Endividamento das Famílias Brasileiras, 44% das famílias da capital roraimense possuíam contas em atraso em junho deste ano

Ajustar texto A+A-

Boa Vista lidera entre as capitais com famílias inadimplentes

Alto nível de inadimplência não é exclusivo de Boa Vista na região: famílias de Macapá, Belém e Manaus estão entre as quatro capitais com alto índice nesse quesito
(Arte/TUTU)

Boa Vista é a capital brasileira que tem o maior porcentual de famílias com dívidas em atraso. A taxa de inadimplência atingiu 44% das famílias em junho deste ano. Contudo, essa taxa já foi maior em 2013, quando 53% possuíam contas atrasadas. Um ponto preocupante é que a grande maioria das dívidas na capital do Estado de Roraima está concentrada em cartão de crédito e carnês, cujas taxas de juros registram nível elevado.

Os dados são da sexta edição da Radiografia do Crédito e do Endividamento das Famílias Brasileiras, organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A pesquisa analisa o comportamento das famílias brasileiras entre os anos de 2013, quando o avanço inflacionário exigiu que o Banco Central iniciasse um ciclo de aumento da taxa de juros, ao primeiro semestre deste ano, em que a recessão econômica se mostra ainda persistente.

O alto nível de inadimplência não é exclusivo de Boa Vista quando se trata de estados da região Norte do País. A segunda capital com maior taxa é Macapá (41%), seguida por Belém (36%). Com 35%, Manaus divide a quarta posição com Cuiabá, na região Centro-Oeste.

Por outro lado, embora o porcentual de inadimplentes em Palmas tenha subido de 9% para 14% entre o final de 2013 e junho deste ano, a capital do Estado do Tocantins, ao lado de Brasília, é a segunda capital brasileira com menor taxa de famílias com dívidas em atraso, somente atrás de João Pessoa (9%).

Veja mais detalhes sobre o endividamento das famílias das capitais da região Norte no infográfico abaixo:infografico_norte

Fechar (X)