Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Chuveiro inteligente economiza 44% de água ao mês

Criado por um engenheiro de Presidente Prudente, o Eco Shower regula sozinho a temperatura da água durante o banho, por isso, economiza em gastos energético e hídrico

Ajustar texto A+A-

Chuveiro inteligente economiza 44% de água ao mês

Os chuveiros elétricos, em geral, têm um problema de ajuste de temperatura. São dois ou, no máximo, três posições de regulagem. Para corrigir essa falha, quem usa o chuveiro acaba abrindo mais a torneira para aumentar o fluxo de água e deixar a temperatura conforme a preferência.

Esse aumento de fluxo da água acarreta maior gasto hídrico e também energético do chuveiro. Por isso, o engenheiro Cláudio Orlandi, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá-MG (UNIFEI), criou o Eco Shower, chuveiro capaz de controlar a temperatura da água durante o banho.

O equipamento pode ser instalado em qualquer chuveiro elétrico e possui pontos intermediários entre as posições originais do chuveiro (inverno e verão) para facilitar a regulagem de temperatura.

Testes realizados na UNIFEI concluem que a economia de energia e água do Eco Shower chega a mais de 40% em relação ao chuveiro comum.

Fechar (X)