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Economia

Com eletrônicos e vestuário mais baratos, vendas do varejo no mês dos pais devem subir

Projeção da FecomercioSP estima aumento real de 7% no faturamento do comércio varejista em agosto

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Com eletrônicos e vestuário mais baratos, vendas do varejo no mês dos pais devem subir

A expectativa é de alta de 10% no faturamento apenas na capital, atingindo R$ 16,9 bilhões
(Arte/TUTU)

Roupas, calçados, acessórios e eletrônicos são itens com preços atrativos para presentear no próximo Dia dos Pais, que acontece no segundo domingo de agosto. Alguns desses artigos apresentaram queda nos preços ou alta inferior à inflação de acordo com a Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Segundo projeções da Entidade, as vendas do varejo no Estado de São Paulo no oitavo mês do ano devem crescer 7% em termos reais em relação a agosto do ano passado, atingindo R$ 52,3 bilhões. A expectativa é de alta de 10% no faturamento apenas na capital, na mesma base comparativa, atingindo R$ 16,9 bilhões. A FecomercioSP esclarece que a estimativa é feita para as vendas efetuadas ao longo de todo o mês, não estando necessariamente embasada no movimento decorrente da data comemorativa.

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O segmento de lojas de vestuário, tecidos e calçados, um dos mais beneficiados pelo Dia dos Pais, deve ter alta de 5% nas vendas em agosto em relação a 2016, assim como o de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos, cujo faturamento real deve crescer 15%. O crescimento esperado nas vendas dos dois ramos acontece principalmente pela baixa base comparativa: em agosto de 2016, houve quedas de 6,1% e 12,2% nas vendas das duas atividades, respectivamente.

Entre os eletrônicos, o microcomputador apresenta forte queda dos preços neste ano (-20,77%), já aparelhos de som e de DVDs caíram 3,63% e 2,76%, respectivamente, em relação a agosto de 2016. O preço do televisor subiu apenas 1,64% no acumulado dos últimos 12 meses até junho.

No grupo de vestuário e calçados, o agasalho masculino foi o que sofreu maior queda (-3,6%), seguido pela calça comprida masculina (-0,39%) e camisa/camiseta masculina (+2,29%).

Ainda dentro desse grupo, apresentam alta de preços acima da inflação média no período os itens: tênis (14,60%) e sapato masculino (7,26%). Complementam a lista de possíveis presentes perfumes e instrumentos musicais, que estão 3,5% e 0,33% mais caros, respectivamente, do que no ano passado.

As famílias que gostam de comemorar a data com um almoço terão que desembolsar um pouco mais de dinheiro neste ano. Comer fora de casa em São Paulo está, em média, 5,67% mais caro do que em 2016.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, a combinação de elementos determinantes do consumo (queda da inflação, ciclo de cortes na taxa básica de juros e elevação na renda agrícola em decorrência do forte aumento de exportações de commodities, entre outros), impulsionaram a alta dos indicadores de confiança dos consumidores, o que gera um ambiente favorável ao crescimento das vendas.

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