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Editorial

Comércio Digital e seus impactos para o Comércio Exterior de Serviços é tema de seminário na FecomercioSP

Evento contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais do setor, além do ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira

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São Paulo, 16 de março de 2017 - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SCS/MDIC) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),  realiza no dia 20 de março, o seminário "O Comércio Digital e seus Impactos para o Comércio Exterior de Serviços". Visto que o comércio digital já é uma realidade e cresce em ritmo elevado, a iniciativa tem como objetivo debater as tendências mundiais e de que maneira o tema vem sendo tratado no âmbito internacional, bem como entender os desafios que as empresas brasileiras enfrentam para competir nesse modelo de negócio on-line. 

Com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o debate será dividido em três painéis ao longo do dia. O primeiro bloco "A economia digital e as oportunidades e desafios para o comércio internacional", será moderado pelo diretor de Pagamentos e Prevenção à Fraude Dafiti Group e membro do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP, Gustavo Kok. Estarão presentes Pedro Guasti, presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP; o Prof. Joshua Meltzer, membro do Grupo de Especialistas em Economia Digital responsáveis pela agenda do Fórum Econômico Mundial de Davos e pesquisador Sênior na Brookings Institution e Felipe Hees,conselheiro na Missão Permanente do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), responsável pela pauta de negociações no âmbito da economia digital. 

Já o segundo painel, intitulado "O comércio digital internacional e a necessidade de novas regulações", terá como moderadora Edna Cesetti, diretora de Competitividade Internacional em Comércio e Serviços do MDIC. Ainda contará com a participação de Rodolfo Tamanaha, diretor do Departamento de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura; Renato Opice Blum, coordenador do curso de Direito Digital do INSPER e membro do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP eRodrigo Azevedo coordenador da Comissão de Propriedade Intelectual, Contratos de Tecnologia e Inovação da CAM-CCBC (Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá). 

Por fim, o terceiro bloco "O comércio digital no cotidiano das empresas brasileiras", terá como moderador Marcelo Maia, secretário de Comércio e Serviços do MDIC. O último painel contará com a presença de Philipp Povel, CEO Dafiti Group;Ailtom Nascimento, vice-presidente global da Stefanini e José Renato Hopf, fundador e CEO da 4all Tecnologia. 

Ainda na abertura do evento estarão presentes: Marcos Pereira, ministro de Estado da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Marcelo Maia, secretário de Comércio e Serviços do MDIC; Carlos Márcio Cozendey, subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores; Darci Piana, vice-presidente Administrativo da CNC e Rubens Torres Medrano, vice-presidente FecomercioSP. 

Serviço:
Seminário "O Comércio Digital e seus Impactos para o Comércio Exterior de Serviços"
Data e horário: 20 de março, das 9h30 às 17h30
Local: FecomercioSP
Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - SP
Valor: Gratuito
Inscrições: eventocomerciodigital@mdic.gov.br

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