Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Comércio e serviços paulistas passam a aderir a demissão por comum acordo e jornadas diferenciadas de trabalho

PESP mostra ainda que, em janeiro, os setores eliminaram, juntos, 6.617 vagas com carteira assinada

Ajustar texto A+A-

Comércio e serviços paulistas passam a aderir a demissão por comum acordo e jornadas diferenciadas de trabalho

No geral, os setores encerraram janeiro com mais de 10 milhões de empregos ativos
(Arte: TUTU)

Os setores de comércio e serviços do Estado de São Paulo começam a aderir à demissão por comum acordo e às jornadas diferenciadas de trabalho, ambos permitidos com a aprovação da Reforma Trabalhista, segundo aponta a Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo (PESP). A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) acredita que esses mecanismos têm a capacidade de ajustar a presença do trabalhador aos momentos de maior demanda dos clientes. Essa adaptação inibe custos e eleva a produtividade da mão de obra.

A nova lei entrou em vigor em novembro de 2017, e, em janeiro, dos 292.771 desligamentos de varejo, atacado e serviços, 4.358 foram acordados entre empregado e empregador. Isso significa 1,5% do total das demissões no mês, segundo mostra o indicador elaborado mensalmente pela Entidade com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged).

Veja também:
Varejo paulista deve evitar o endividamento e manter controle sobre os estoques
Variáveis positivas da economia indicam que empresário pode planejar estoque que atenda ao aumento nas vendas
Comerciante paulistano deve alinhar os investimentos em setores mais produtivos

A demissão por acordo permite o pagamento de metade da multa rescisória sobre o saldo do FGTS (20%) e saque de até 80% do saldo do FGTS por parte do trabalhador. Essa modalidade foi adotada em maior parte pelo setor de serviços – as atividades administrativas realizaram 1.437 desses desligamentos. No varejo, o setor de supermercados foi o que concentrou esse tipo de desligamento (294 casos), ao passo que o grupo de alimentos e bebidas (53 demissões) se destacou no comércio atacadista.

No geral, os três setores encerraram janeiro com mais de 10 milhões de empregos ativos. Em comparação com o mês anterior, eles eliminaram, juntos, 6.617 vagas com carteira assinada. O desempenho foi puxado pelo varejo, que extinguiu 22.867 postos de trabalho. O atacado ficou estável, com saldo residual negativo em 39 vagas, e o setor de serviços compensou em parte tais perdas, com a geração de outras 16.289 vagas formais. Na soma dos três setores (atacado, varejo e serviços), foram 286.154 admitidos e 292.771 desligamentos neste primeiro mês de 2019.

A FecomercioSP ressalta que os movimentos da mão de obra no varejo, atacado e serviços foram resultados de sazonalidades conhecidas, como a dispensa de trabalhadores do comércio contratados temporariamente para o Natal, em especial nos ramos de alimentos e bebidas. Já no setor de serviços, houve geração de empregos principalmente no setor educacional, puxado pelo início do ano letivo. Neste ano, a Entidade espera a contínua recuperação das vagas extintas entre 2015 e 2016 nos três setores.

Regimes de trabalho
A nova lei trabalhista também trouxe a possibilidade de contratação para trabalho intermitente: em janeiro, 525 vagas de trabalho foram criadas nesse regime. O setor de serviços se destacou com 318 novos empregos com essa característica, dos quais a maior parte foi criada no grupo de serviços administrativos. O atacado abriu 15 vagas, e, na contramão, o varejo eliminou 100 vagas formais. É considerado intermitente o contrato de trabalho não contínuo e ocorre com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade, determinados em horas, dias ou meses. Essa modalidade independe do tipo de atividade do empregado e do empregador.

Dos 14.638 empregos gerados na economia paulista em janeiro, 73 foram de jornada parcial, cuja duração não excede 30 horas semanais. Desse total, 67 vagas foram abertas em comércio e serviços.

Fechar (X)