Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Comércio precisa conter o uso de água em São Paulo

Empreendimentos tiveram sucesso ao implementar sistemas que reduzem o consumo

Ajustar texto A+A-

Comércio precisa conter o uso de água em São Paulo

São Paulo é a cidade com maior número de estabelecimentos comerciais no Brasil. Por esse motivo, reduzir o consumo é imprescindível na capital paulistana. Números da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que os estabelecimentos utilizam de 6 a 10 metros cúbicos de água por dia, quando o aconselhado seria um gasto de 2 a 4 metros cúbicos.

Existem hoje exemplos de empresas que se adaptaram para economizar o recurso e tiveram sucesso, como é o caso do lava rápido de Lito Rodriguez, na zona sul de São Paulo. Abolindo a utilização de água de seu empreendimento, Lito consegue lavar um carro com apenas 200 ml de um produto químico, deixando de gastar mais de 300 litros de água por veículo.

Outro exemplo que demonstra o potencial de métodos alternativos no uso de recursos naturais é a oficina de Francisco Alves, que fica em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.

O empresário aproveitou uma reforma em andamento para instalar um sistema de captação da água da chuva, onde todo o volume é armazenado em uma caixa d’água de 1000l. Com o novo equipamento funcionando, Francisco conseguiu reduzir a conta de água de R$ 480 para R$ 90.

Mesmo com esses esforços pontuais, o presidente do conselho de sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg, alerta a população para a necessidade de diminuir ainda mais o consumo. Dados da OMS revelam que em São Paulo cada habitante gasta 170l de água por dia. A estimativa da entidade é que o correto seriam apenas 100l.

Fechar (X)