Economia
29/03/2016Confiança do consumidor paulistano volta a cair em março e atinge 89,3 pontos, aponta FecomercioSP
Para a Entidade, queda foi motivada pelo índice que mede satisfação com atual momento da economia, que caiu 19,6% na comparação com fevereiro e 48,2% em relação a março de 2015
Satisfação com atual momento da economia caiu 19,6% na comparação com fevereiro e 48,2% em relação a março de 2015
(Arte/TUTU)
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda em março em relação ao mês anterior, fevereiro, e também na comparação com março de 2015. A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).
De acordo com a assessoria econômica da Entidade, a queda do ICC foi motivada pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), um dos componentes do indicador, que retraiu em relação a fevereiro e ao mesmo mês de 2015.
Para a FecomercioSP, a queda no ICC em março denota uma escalada do pessimismo em relação ao presente. Por outro lado, mostra que o consumidor está um pouco mais otimista em relação ao futuro na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números registrados apontam muito mais para uma acomodação do patamar de pessimismo do que propriamente para a recuperação da confiança.
A Entidade reforça ainda que o consumidor paulistano continua pessimista sobre as condições socioeconômicas atuais, principalmente por causa da deterioração do mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, a inflação segue elevada e o crédito está mais caro - o que afeta ainda mais o orçamento das famílias.
Gênero e renda
Em relação aos dados segmentados do ICEA, as duas principais baixas estão entre os consumidores que ganham mais de dez salários mínimos.
Já no quesito que mede a expectativa com o futuro, o IEC mostra distinção entre as classes de renda.
Veja no infográfico abaixo os destaques do mês apurados na pesquisa:
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