Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Confiança dos empresários do varejo cai em janeiro, após oito altas consecutivas, aponta FecomercioSP

Segundo a Entidade, empresários e consumidores seguem temerosos com a situação socioeconômica do País

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 08 de fevereiro de 2017 - O empresário do varejo paulistano iniciou 2017 um pouco menos confiante do que encerrou dezembro passado. Em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) registrou queda de 4,3% ao passar de 97,9 pontos em dezembro para 93,7 pontos em janeiro, interrompendo uma série de oito altas mensais consecutivas. Após as festas de fim de ano, esse movimento já era esperado. Em relação a janeiro do ano passado, porém, o índice exibiu crescimento de 25,7%, quando o ICEC registrou 74,5 pontos.

Apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o ICEC varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a pesquisa, as grandes empresas continuam otimistas e registraram aumento significativo da confiança em janeiro. Enquanto nas companhias com menos de 50 funcionários o ICEC caiu 4,5%, nas grandes empresas, que empregam mais de 50 pessoas, o índice teve alta de 4,6%, na comparação com dezembro. Já em relação a janeiro de 2016, a alta foi de 25% e 55,3%, respectivamente.

Para a FecomercioSP, as grandes empresas mostram forte recuperação na margem e crescimento ainda maior na comparação interanual. Agora elas voltam a se distanciar e se mantém mais confiantes do que as pequenas, ainda longe do diferencial percebido em tempos de crescimento econômico, como era observado ao longo da série histórica, mas caminhando para a normalidade, como ocorre em outros indicadores econômicos apurados pela Federação.

Indicadores
Em janeiro, após oito meses consecutivos, os três itens que compõem o ICEC registraram variações negativas. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) caiu 1,6% ao passar de 57,5 em dezembro para 56,6 pontos em janeiro. Por outro lado, no comparativo anual, diante da base fraca, o índice segue com uma alta expressiva de 58,7%. Já o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) registrou queda de 5,4% ao passar de 149,4 em dezembro para 141,4 pontos em janeiro e alta 24,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Por fim, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) descreveu queda de 4,3% passando de 86,8 em dezembro para 83 pontos em janeiro e alta de 11,5% na comparação interanual.

De acordo com a FecomercioSP, a melhora da confiança dos empresários nos últimos meses não foi suficiente para romper a barreira do pessimismo (acima de 100 pontos), já que a situação presente acaba influenciando nas expectativas, uma vez que os empresários e consumidores seguem temerosos com a situação socioeconômica do País.

Além disso, a Entidade pondera que o ritmo das vendas ainda está em patamares muito baixos e não existem sinais de melhora dos determinantes básicos do consumo (renda e emprego), indispensáveis para permitir a saída de um ciclo recessivo de vendas - o que vem limitando a expansão do comércio.

Nota metodológica
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas com 600 empresários na capital, em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação atual e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, mas sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

Fechar (X)