Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Conselho de Desenvolvimento Local recebe diretor do projeto Cidade Democrática

A ação social visa, por meio de uma plataforma digital, identificar desejos e problemas da população paulista

Ajustar texto A+A-

Conselho de Desenvolvimento Local recebe diretor do projeto Cidade Democrática

Em reunião realizada quarta-feira (6), o presidente do Conselho de Desenvolvimento Local da FecomercioSP, Jorge Duarte, recebeu o diretor do projeto Cidade Democrática, promovido pelo Instituto Seva (entidade sem fins lucrativos), Rodrigo Bandeira, além de representantes de Consegs (Bela Vista, Higienópolis, e outros) e autoridades da Polícia Militar.

Durante o encontro, foi realizado o pré-lançamento oficial do Cidade Democrática, uma plataforma digital que visa identificar o desejo coletivo da população para estimular mudanças sobre a governança social.

O projeto e seus desafios

Com o objetivo de fomentar discussões sobre necessidades públicas, a plataforma promove enquetes de cunho participativo da população. Também permite que o cidadão informe problemas específicos de seu bairro ou apresente sugestões de melhorias.

O projeto possui cinco etapas: Inspiração (usuários enviam imagens para inspirar participantes do concurso); Propostas (propostas e problemas são apresentados); Aplausos (participantes escolhem as melhores ideias); União (as ideias que forem semelhantes são unidas em uma só); e Ganhadores (são escolhidas as melhores ideias e os ganhadores por cada categoria).

Para o diretor do projeto, o Poder Público não sabe o que queremos como sociedade. “A população está mais preocupada em apontar erros cometidos pelo governo e acaba não dando importância para os problemas do nosso dia a dia, que deveriam ser o foco das nossas atenções”, disse.

Questionado sobre a complexidade de realizar o trabalho em uma grande metrópole como São Paulo, ele afirmou ser uma ótima oportunidade. “A possibilidade de ir a áreas rurais e periferias, avaliando de perto suas peculiaridades e necessidades, transmite um olhar rico do cenário”, explicou. O diretor ainda disse que São Paulo tem muita força e inteligência e que é essencial entender o discurso de cada localidade.

Fortalecimento dos Consegs

Durante o encontro, o diretor do projeto Cidade Democrática reforçou a seriedade dos Consegs, dizendo que ampliar os “atores” (Consegs) é importante para entender os reais problemas da comunidade. O objetivo não é propor leis, mas fortalecer o trabalho desses grupos ativos que não estão sendo vistos pelo Poder Público. Já o presidente do Conselho de Desenvolvimento Local da Federação, Jorge Duarte, completou ressaltando a importância de um diálogo contínuo com esses grupos para sempre mobilizar novas ações. 

Fechar (X)