Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Eco Panplas ganha na categoria Indústria do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade com solvente ecológico que descontamina embalagens plásticas

Iniciativa viabiliza a reciclagem de material contaminado com óleo lubrificante e vegetal com benefícios socioambientais e econômicos por meio de uma tecnologia limpa

Ajustar texto A+A-

Eco Panplas ganha na categoria Indústria do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade com solvente ecológico que descontamina embalagens plásticas

Empresa localizada na capital paulista processa mensalmente 215 toneladas de plástico
(Arte: TUTU)

A Eco Panplas desenvolveu um solvente ecológico que descontamina embalagens plásticas sem gerar resíduos e garante plástico limpo para reciclagem. A medida é ganhadora do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria Indústria.

A reciclagem de embalagens plásticas contaminadas com óleos lubrificante e vegetal costuma gerar resíduos que prejudicam o meio ambiente. Isso porque, na etapa de lavagem dos invólucros, água contaminada e resíduos são gerados. Mesmo após a lavagem, estima-se que 3% de óleo residual ainda permaneçam no plástico, diminuindo seu valor de mercado para toda a cadeia de reciclagem, especialmente aos catadores e cooperativas.

Veja também:
Conheça os ganhadores do 6º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

O desengraxante líquido ecológico desenvolvido pela Eco Panplas faz a descontaminação sem utilizar água nem gerar efluentes ou resíduos. Ao fim do processo, plástico, óleo e rótulos são separados, e o material é recuperado em sistema próprio da empresa.

A empresa, localizada na capital paulista, processa mensalmente 215 toneladas de plástico (o equivalente a 4 milhões de garrafas), gerando 200 toneladas de plástico descontaminado e 7,5 mil litros de óleo recuperado.

4_1024Felipe Cardoso, CEO da Eco Panplas e vencedor na categoria Indústria com solvente ecológico que descontamina embalagens plásticas, com Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil (Foto: Rubens Chiri)

A criação do solvente ecológico garantiu à empresa a Patente Verde, uma certificação concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) a tecnologias de preservação ao meio ambiente. 

O CEO da Eco Panplas, Felipe Cardoso, conta que, “em termos de benefícios socioambientais, o montante processado pela empresa garante 7,5 bilhões de litros de água preservados do meio ambiente; 215 toneladas de plástico contaminado fora de aterros; 306 toneladas a menos de emissão gases de efeito estufa; e 75% de economia de energia”. Além disso,evita-se o uso de 120 mil litros de água no processamento. 

 A Eco Panplas hoje presta serviços ao Instituto Jogue Limpo, programa de Logística Reversa do qual fazem parte as redes Shell, Ipiranga e Petrobras.

Fechar (X)