Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Economistas discutem o peso da burocracia no desenvolvimento do País

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 03 de agosto de 2015 - Para debater os entraves causados pela burocracia no Brasil, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com o Instituto Millenium e a plataforma UM Brasil, reunirá, no dia 05 de agosto,  especialistas renomados em economia e administração.

A Burocracia e Inovação no País será um dos temas abordados durante o evento "As velhas e novas faces da Burocracia no Brasil". A questão - que tem resultado em críticas ao Brasil frente aos demais países da América Latina - impacta diretamente no desenvolvimento de novas linhas de negócios e tecnologias no mercado nacional. Nesse sentido, Marcos Troyjo, diretor do Fórum Brasil, Rússia, Índia e China (BRICLab) da Universidade de Columbia, e Marcos Lisboa, diretor-presidente do Insper, falarão sobre o "ecossistema burocrático", que é formado, principalmente, por quatro fatores negativos.

Apontado como uma barreira para o avanço da inovação, o primeiro fator a ser destacado está relacionado à escassez da produção de conhecimento e empreendedorismo, seguido pela dificuldade de acesso ao capital em função das altas taxas dos juros. Em terceiro está o chamado empreendedorismo de ocasião, no qual o empreendedor age de acordo com a circunstância e não com foco na inovação. A ausência de iniciativas a favor da inovação é o último item destacado, levando em consideração o argumento de que no Brasil, o sonho do jovem, de maneira geral, é a estabilidade do serviço público, ao passo que em outros países nota-se a vontade de empreender.

Demais assuntos relacionados à burocracia completam o evento, como a competitividade no mercado externo: o alto custo das exportações. Os principais impasses para a competitividade entre países e empresas serão abordados pelos palestrantes Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Washington e presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Fiesp, e Roberto Luis Troster,  professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e da USP.

Já o painel "Burocracia e Corrupção", ministrado por Sérgio Lazzarini, professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Nelson Barizzelli, professor da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo - USP e Natália Paiva, coordenadora da ONG Transparência Brasil, trará informações sobre os reflexos ocasionados pela corrupção no País, além das relações entre empresas e Governo e seus potenciais riscos.

"Os novos negócios têm vez no Brasil?" é o tema do debate que será apresentado pelo professor da Fundação Getulio Vargas, mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor pela University of Chicago, Fernando Veloso, e pelo professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT), vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e doutor pela USP, Luís Eduardo Schoueri.

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pelo site da FecomercioSP (https://www.fecomercio.com.br/EventosInscricao/Get/13441).

O evento "As velhas e as novas faces da burocracia" conta com o apoio da Brain Brasil Investimentos e Negócios, Instituto Voto e Centro de Liderança Pública.

UM Brasil

Na ocasião, também será apresentado o documentário "Entraves burocráticos do Brasil", que aborda o peso do emaranhado burocrático brasileiro na abertura e na gestão do negócio e seu reflexo na produtividade das empresas, que deixam o País sempre em baixa colocação nos rankings de competitividade.

Gravado nos Estados Unidos com acadêmicos de Harvard, Columbia, American University, Rutgers, além de instituições como Inter-American Dialogue e Wilson Center, e também o Banco Mundial, o documentário integra o UM Brasil, plataforma multimídia de conteúdo analítico sobre questões econômicas, políticas e sociais do Brasil.

Idealizado pela FecomercioSP, o UM Brasil é formado por entrevistas com o antropólogo, Roberto DaMatta, o ministro do STF Marco Aurélio Mello, debates com o historiador Marco Antonio Villa, o filósofo Luiz Felipe Pondé e o cientista político, Claudio Abramo, entre outros.

Entre os objetivos do UM Brasil estão resgatar o debate político, econômico e social do País, fomentar a participação e o conhecimento político por parte do cidadão, envolver o jovem brasileiro nas discussões, auxiliar no desenvolvimento do senso crítico e coletivo da sociedade brasileira, preparando-a para um futuro de tomada de decisões e estimular o questionamento e a elaboração de ideias e ações.

SERVIÇO:

As velhas e as novas faces da burocracia no Brasil

Quando: 05 de agosto de 2015

Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista - São Paulo - SP

Horário: das 9h às 13h

Inscrições: https://www.fecomercio.com.br/EventosInscricao/Get/13441

Entrada Gratuita

Fechar (X)