Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

“Economix”: IPCA encerra 2022 em 5,79%, mas perspectiva do Banco Central é de alta

Episódio do podcast analisa inflação e volume de vendas no varejo

Ajustar texto A+A-

“Economix”: IPCA encerra 2022 em 5,79%, mas perspectiva do Banco Central é de alta
André Sacconato avalia saldo da inflação de 2022 (Arte: TUTU)

No episódio do Economix desta semana, o economista André Sacconato analisa o último dado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): com alta de 0,62% em dezembro, o índice encerrou 2022 em 5,79%. 

“De forma fria, trata-se de um número bom, embora esconda alguns fatores preocupantes para o ano. A inflação de dezembro chegou muito perto da inflação do mesmo mês em 2021. Aquele descarte de inflações menores, que estávamos tendo ao longo do segundo semestre, já não temos mais. Além disso, a redução da inflação nos últimos 12 meses, comparando os meses de novembro e dezembro, foi muito pequena, e nós veremos mais disso”, pondera. 

Sacconato ainda destaca o volume de vendas no varejo, que registrou queda de 0,6%. Já o setor de serviços permaneceu estável, com variação de 0%.

Na seção internacional, o índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos (EUA) caiu 0,1% em dezembro, na comparação com novembro. Diante disso, a inflação atingiu 6,5% no acumulado em 12 meses, sem ajuste sazonal.

Ouça o podcast.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)