Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Educação é caminho para questão da água

Presidente do Instituto Trata Brasil diz que população deve ter contato desde cedo com a problemática da água

Ajustar texto A+A-

Educação é caminho para questão da água

Pode parecer clichê, mas um dos caminhos para a questão da água no Brasil é a educação. A opinião é do presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, em entrevista para a FecomercioSP.

Para o excecutivo, a população deve começar desde cedo a ter contato com a problemática da água, ter noção de que esse não é um recurso infinito e que o cuidado com mananciais e a utilização consciente fazem sim toda a diferença.

Édison defende ainda que além da conscientização social, é necessária vontade política para mudar o atual cenário.

“Os especialistas sabem do problema da água há muito tempo. Se acreditou em um planejamento que historicamente deu certo, mas não havia um plano b”, diz o executivo.

São Paulo

A falta de chuvas aliada a pouca consciência da população sobre água, seu uso e destino, fez a crise hídrica virar realidade. Em São Paulo, a estrutura dos reservatórios depende tanto das chuvas que o volume de água reservada por pessoa é menor que no semi-árido.

Saneamento

"Hoje, cada cidade caminha em um ritmo diferente na questão do saneamento. Isso afeta diretamente a saúde dos rios, que não conseguem se despoluir", afirma Édison.

Para o especialista, governo do estado e prefeituras devem unir forças para aumentar o ritmo de crescimento do sistema de saneamento básico e nessa negociação, o governador tem papel fundamental de articulação política.

"O importante é saber que não existem restrições tecnológicas para a implantação do saneamento em todo o Brasil. Basta vontade política e melhor gerenciamento dos recursos disponíveis", conclui.

Fechar (X)