Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Eleições 2024: FecomercioSP contribui com propostas para agenda prioritária do empreendedorismo

Ação conjunta com Frepem e outras entidades visa levar propostas aos candidatos com foco em um ambiente mais propício aos negócios

Ajustar texto A+A-

Eleições 2024: FecomercioSP contribui com propostas para agenda prioritária do empreendedorismo
O encontro buscou mapear propostas dos setores empresariais e órgãos de apoio ao empreendedorismo, a serem repassadas aos candidatos de todos os municípios do Estado (Arte: TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresentou à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), sugestões de políticas públicas municipais pensadas para estimular o empreendedorismo, desburocratizando o ambiente de negócios, a geração de empregos e, sobretudo, fortalecer as ações de segurança nas 645 cidades paulistas. A partir da compilação de iniciativas levadas à Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), por diversas entidades, as proposições serão reunidas em um documento e entregues aos candidatos a prefeitos de todo o Estado de São Paulo nas eleições de 2024. 

A reunião é uma continuidade das conversas que a Federação mantém com o deputado Itamar Borges (MDB/SP), presidente da Frepem. Em janeiro, a Entidade entregou ao parlamentar um material com as sugestões prioritárias para o estado de São Paulo. 

A FecomercioSP, representada pela assessora técnica Kelly Carvalho, enfatizou que as propostas apresentadas pelos demais membros da Frente são convergentes com as defendidas pela Entidade, destacando a necessidade de se considerar o processo de transformação digital da economia, além de propor o aperfeiçoamento de medidas de segurança pública, como, por exemplo, a implementação do programa Smart Sampa para combater a criminalidade em diversas regiões de comércio da cidade e do Estado de São Paulo. 

Destacou também a importância da educação empreendedora, incluindo a capacitação para a transformação digital dos negócios, e a disponibilização de recursos para que os pequenos negócios possam investir em inovação, principalmente para a contratação de serviços com esse foco. 

Por fim, a Entidade enfatizou a relevância da transparência do rol de atividades de baixo risco dispensadas de licenças e alvarás para abertura de empresas nos municípios do Estado. A respeito desse ponto, o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Márcio Massao Shimomoto, informou que a medida estará contemplada no novo portal da entidade, medida essa que facilitará a vida do empreendedor.  

Assessora técnica da FecomercioSP, Kelly Carvalho, durante debate de temas prioritários na Alesp

O encontro, que contou com a participação de representantes de diversas instituições e especialistas, buscou mapear propostas dos setores empresariais e órgãos de apoio ao empreendedorismo. O objetivo é apresentar tais propostas aos candidatos nas eleições deste ano, engajando diferentes setores da sociedade na construção de um ambiente mais propício ao empreendedorismo nas cidades paulistas, com foco especial nas micro e pequenas empresas. 

O deputado Itamar Borges enfatizou a importância da iniciativa em um momento crucial para o futuro do Estado, destacando que as micro e pequenas empresas são fundamentais para a economia e que contribuem significativamente para a geração de empregos e renda. O parlamentar ressaltou a necessidade de comprometimento dos futuros gestores municipais com o desenvolvimento do ambiente empreendedor local, tendo em vista que é nos municípios que as empresas prosperam.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)