Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Em 2014, a cidade de São Paulo terá 15 mil novos pontos de iluminação

No lago do Parque do Carmo, postes terão um detalhe especial: cada um deles terá a bandeira de um país participante do Mundial

Ajustar texto A+A-

Em 2014, a cidade de São Paulo terá 15 mil novos pontos de iluminação

A capital paulista ganhará, neste ano, 15 mil novos pontos de iluminação, que serão distribuídos em regiões determinadas pelo Departamento de Iluminação Pública (Ilume), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços de São Paulo. A quantidade de novos postes é inferior ao instalado no ano passado, quando a prefeitura distribuiu 18.580 pontos de iluminação, superior à meta estipulada de 18 mil. Em 2013, 32 bairros da cidade foram beneficiados com o plano, com destaque para Pinheiros, que recebeu 1.757 postes, seguido por 1.507 em M'Boi Mirim, 1.479 na Lapa e 1.267 no Campo Limpo. No ano passado, além das instalações novas, 125 mil pontos tiveram as lâmpadas de vapor de mercúrio trocadas para uma versão mais clara e econômica, a de vapor de sódio. A quantidade também superou a meta do departamento, que era de 120 mil.

Para este ano, a Ilume planeja algumas ações específicas em pontos importantes da cidade, como o Parque do Carmo, na Zona Leste. O ambiente tem mais de 15 milhões de m² e receberá 422 postes de iluminação, com lâmpadas de vapor metálico. Esse tipo tem um fluxo luminoso maior e realça mais as cores. Já no espaço central do parque, onde há um lago, serão colocadas 32 unidades de iluminação LED, alimentadas por energia solar. Cada poste do lago terá um detalhe especial: a bandeira de um país participante da Copa do Mundo. Os arredores do parque também ficarão mais iluminados, com 235 novos postes e 26 trocas de lâmpadas.

Na região central de Itaquera, na Zona Leste, serão instalados 109 postes e 17 terão troca de lâmpadas. A parte de transporte público também contará com melhorias, com 28 novos pontos de iluminação na passarela do Metrô, que liga a Radial Leste à Passarela Nova. Na Radial Leste, 1.289 lâmpadas serão substituídas e 24 postes serão instalados. O Corredor Norte-Sul também está dentro dos planos de melhoria da iluminação pública. Serão instaladas 742 luminárias LED no trecho, enquanto 453 postes serão substituídos e 500 lâmpadas trocadas.

Para a assessora do Conselho de Desenvolvimento Local da FecomercioSP, Maria Paula Yoshihara, a cidade mais iluminada beneficia os moradores e comerciantes paulistanos. "A ampliação de pontos iluminados pela cidade aumenta a segurança destes locais e, consequentemente, a circulação das pessoas nas ruas, contribuindo para o aquecimento do comércio local, o aumento da convivência social e a ocupação e utilização das praças e espaços públicos em geral", avalia.

A responsabilidade de clarear São Paulo, no entanto, pode ser dividida com os comerciantes, segundo sugere o presidente do Conselho da entidade, Jorge Duarte. "O comércio, por sua vez, poderia contribuir iluminando a sua fachada durante a noite. Além de trazer a sensação de segurança, passa a imagem de um comércio presente".

Além da demanda por mais postes de luz, Maria Paula indica outra reclamação constante na capital paulista. "Em escutas comunitárias realizadas nos bairros foi apontada a importância dos postes possuírem braços de luz voltados à calçada e não somente direcionados à rua", aponta. Jorge Duarte complementa. "Baixar a altura de luminárias, principalmente nas praças, tem sido igualmente uma demanda apontada por várias comunidades".

A sugestão dos paulistanos já estava nos planos da Ilume para este ano. Isso porque o departamento planeja instalar 20 mil luminárias pedonais na cidade. Esse modelo é direcionado às calçadas e é mais baixo, priorizando o pedestre. Além disso, o feixe de luz não é bloqueado pelas copas das árvores. Do total estimado para 2014, 4 mil já estão ativas. A Ilume, no entanto, não informou quais regiões devem ser beneficiadas, mas indicou que serão priorizados locais arborizados, pontos de ônibus, estações de trem e metrô, escolas, hospitais, centros de lazer e unidades de serviços públicos.

Para contribuir ainda mais com a iluminação da cidade, Jorge Duarte acredita na força da comunidade. "Uma alternativa poderá ser os Planos de Bairro, que apontarão as necessidades mais específicas das comunidades. Nos resta acreditar que o esforço da população na participação do planejamento urbano poderá contribuir com o municipal para que o investimento seja mais efetivo", cita.

Atualmente, os pedidos de instalação de postes podem ser feitos por qualquer morador. Para isso, a solicitação é feita a subprefeitura local, que analisa o pedido e, se viável, é encaminhado à Ilume. Para Maria Paula, a medida é boa, mas a informação deveria ser mais divulgada à população. "Incentivar a corresponsabilidade da comunidade para apontar as necessidades é positivo. Isso reafirma a importância da parceria entre a sociedade civil e o poder público. Mas é necessário um procedimento simples e eficiente para não desmotivar a contribuição da população", indica a assessora.

Fechar (X)