Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Em um único dia, chuvas podem causar prejuízo de R$ 45 milhões no comércio da região metropolitana de São Paulo

Impacto calculado pela FecomercioSP leva em consideração que o mau tempo afeta o deslocamento dos empregados até seus locais de trabalho e dos consumidores

Ajustar texto A+A-

Em um único dia, chuvas podem causar prejuízo de R$ 45 milhões no comércio da região metropolitana de São Paulo

Supermercados, farmácias e vestuários são os setores mais impactados
(Arte: TUTU)

As vendas do comércio na cidade de São Paulo e no ABCD devem ser afetadas em R$ 45 milhões nesta segunda-feira (11) em razão das fortes chuvas que atingiram essas regiões desde a madrugada, segundo estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O valor representa 0,2% do faturamento total do mês nas regiões do ABCD e da capital no mês de março. Os setores mais suscetíveis a compras não programadas são os mais afetados, como supermercados, farmácias, vestuários e o grupo denominado “outras atividades” – que engloba artigos esportivos, livros e revistas etc.

Veja também:
Varejo paulista deve evitar o endividamento e manter controle sobre os estoques
Variáveis positivas da economia indicam que empresário pode planejar estoque
Comerciante paulistano deve alinhar os investimentos em setores mais produtivos

O cálculo da Entidade leva em consideração que o mau tempo afeta o transporte dos funcionários até seus locais de trabalho, assim como o deslocamento dos consumidores. Os empregados podem chegar atrasados e até mesmo deixar de trabalhar hoje por causa dos reflexos da chuva, que provoca atrasos no transporte. Isso impacta o funcionamento do comércio, principalmente dos pequenos, que têm um número menor de empregados.

A expectativa da FecomercioSP é que o consumidor também evite usar o horário almoço ou o fim de expediente para passar em estabelecimentos comerciais e shopping centers, momento em que são realizadas as compras por impulso.

Fechar (X)