Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Entenda como estruturar um plano de negócios para a sua empresa

É preciso definir o conceito da companhia e como serão gerenciados os riscos que o segmento escolhido apresenta

Ajustar texto A+A-

Entenda como estruturar um plano de negócios para a sua empresa

Os possíveis impactos ambientais e sociais, além das soluções para evitá-los, também são pontos fundamentais para se listar em um plano de negócios (Arte TUTU)

O desenvolvimento de um Plano de Negócios (PN) é o primeiro passo para empreender. O documento serve tanto para a criação de uma empresa, quanto para reorganizar uma já existente. Entretanto, a contribuição positiva à companhia vai depender não apenas de sua elaboração, mas de uma estruturação sólida.

Esse arcabouço deve conter o conceito do negócio de forma muito bem definida. Também precisam constar o resumo das necessidades dos clientes, como elas serão atingidas e quais as estratégias para atrair e fidelizar o consumidor.

“Não é uma tarefa fácil e requer muita dedicação”, diz a coordenadora do Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Alessandra Andrade.

Um bom PN especifica ainda como o serviço ou produto será oferecido, quais os riscos previamente identificados e como serão gerenciados. Os possíveis impactos ambientais e sociais, além das soluções para evitá-los, também são pontos fundamentais, que interferem na imagem da empresa.

Por fim, o documento precisa listar informações como o perfil do mercado do segmento escolhido, valores e missões da companhia, além do planejamento para as áreas de marketing, vendas, e finanças.

“Um plano de negócios, para dar certo, precisa ser completo”, frisa a coordenadora do Centro de Empreendedorismo da FAAP.

Organização

A dica de Alessandra para desenvolver plenamente um PN é usar o Canvas, uma ferramenta digital na qual o empresário pode obter diferentes planilhas que vão auxiliá-lo a organizar os dados de todas as áreas, incluindo os de parceiros e fornecedores.

Segundo a especialista, essa plataforma permite uma visão mais ampla do negócio, o que vai ajudar nos esclarecimentos sobre as dinâmicas de mercado e funcionamento de um segmento. Os pontos que exigem mais atenção e a melhor forma de gerenciar as finanças em cada etapa também são elucidados com o uso desse recurso.

Confira mais orientações de Alessandra:

Outras dicas estão disponíveis na Cartilha 10 passos para empreender melhor, que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mantém on-line para auxiliar os empresários.

Veja também:

Sete dicas para manter as contas em dia
https://www.fecomercio.com.br/noticia/sete-dicas-para-manter-as-contas-em-dia 

Empreenda melhor - como manter equipes motivadas
https://www.youtube.com/watch?v=1GVW7YBKWss 

Empreenda melhor - mantenha o estoque sob controle
https://www.youtube.com/watch?v=GA4tUiOCB-I 

Empreenda melhor - a hora certa de fazer promoções e liquidações
https://www.youtube.com/watch?v=VTAAY6HfB1E 

Empreenda melhor - finanças do negócio versus finanças pessoais
https://www.youtube.com/watch?v=SV0EhNW51Wc 

Empreenda melhor - as regras de ouro para um atendimento nota 10
https://www.youtube.com/watch?v=EKhYf-m9ZjM 

Empreenda melhor - como captar financiamento para capital de giro
https://www.youtube.com/watch?v=wJOkA7v0ZD0

Fechar (X)